Home » Atualidade » Nacional » Greve √†s aulas pelo fim dos combust√≠veis f√≥sseis
Greve às aulas pelo fim dos combustíveis fósseis

Greve às aulas pelo fim dos combustíveis fósseis

Os estudantes anunciam uma greve às aulas, na sexta feira (23), com a volta às ruas às 11h na Praça José Fontana em Lisboa, uma manifestação que vai até ao ministério da economia, para exigir o fim dos combustíveis fósseis.

A Greve Climática Estudantil de Lisboa respondeu ao apelo internacional do movimento Fridays For Future e convocou uma greve às aulas para dia 23 deste mês (sexta-feira).

Os estudantes acusam o governo de n√£o tomar medidas para cortar as emiss√Ķes de gases com efeitos de estufa e de lucrar com a ina√ß√£o e destrui√ß√£o enquanto as cat√°strofes clim√°ticas se intensificam. Apontam como exemplo o facto do atual ministro da Economia e do Mar, Ant√≥nio Costa e Silva, ter sido CEO da Partex Oil and Gas e enquanto ministro ter abertamente incentivado as empresas a apresentarem novos projetos de explora√ß√£o de g√°s ‚Äď um combust√≠vel f√≥ssil que est√° falsamente a ser vendido como ‚Äúverde‚ÄĚ.

Teresa N√ļncio, estudante na Nova Medical School, declara que ‚ÄúA √ļnica forma de combater a crise clim√°tica √© cortar emiss√Ķes, n√£o podem haver novos projetos que emitam Gases de Efeito Estufa e temos de transitar os setores mais emissores da sociedade para alternativas renov√°veis, eletrificadas e livres de combust√≠veis f√≥sseis. Exigimos um plano de transi√ß√£o justa que nenhum governo, atual ou vindouro, possa revogar. Dia 23 partimos √†s 11h da Pra√ßa Jos√© Fontana, em frente ao Liceu Cam√Ķes, e vamos marchar at√© ao minist√©rio da economia, onde mostraremos que √© poss√≠vel e necess√°rio destruir uma economia baseada nos combust√≠veis fosseis e construir um futuro livre de explora√ß√£o, mais justo e com a vida no centro.‚ÄĚ

Os estudantes da Greve Clim√°tica Estudantil Lisboa asseguram que n√£o se ficar√£o apenas por manifesta√ß√Ķes, indo ocupar as suas escolas e universidades em Novembro pelo fim aos combust√≠veis f√≥sseis. Seguindo o apelo internacional End Fossil: Occupy! Matilde Ventura, estudante, afirma que ‚Äúprecisamos de nos manifestar, mas n√£o √© suficiente. A crise clim√°tica est√° aqui, e com a permanente ina√ß√£o de quem governa, escalamos tamb√©m na nossa resposta. A partir de dia 7 de Novembro vamos ocupar as nossas escolas e universidades at√© que as nossas reivindica√ß√Ķes pelo fim aos combust√≠veis f√≥sseis at√© 2030 e pelo fim aos f√≥sseis no governo sejam atendidas.‚ÄĚ

Os jovens ativistas apelam a que todos os estudantes e pessoas preocupadas com a crise climática se juntem à manifestação do próximo dia 23 de Setembro, às 11h, na Praça José Fontana.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.