Home » Saúde » Impacto da subida da taxa de inflação no setor da saúde
Impacto da subida da taxa de inflação no setor da saúde

Impacto da subida da taxa de inflação no setor da saúde

A Associação Portuguesa das Empresas de Dispositivos Médicos (APORMED) está preocupada com a constante subida da taxa de inflação no setor da saúde, e alerta para o impacto que pode ter no aumento dos custos dos fatores de produção, e consequente abastecimento regular dos dispositivos médicos às instituições de saúde.

Segundo os dados mais recentes sobre a taxa de inflação disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística e pelo Eurostat, a variação homóloga nos países da União Europeia situa-se nos 4.4% em fevereiro de 2022 (+1% acima do que foi registado no mês anterior), registando-se a taxa mais elevada desde março de 2001.

“Atualmente, todas as empresas estão a sujeitas a aumentos significativos e generalizados dos seus custos, em Portugal. O setor da saúde não é exceção e podemos estar perante um cenário de “tempestade perfeita” devido ao aumento exponencial do custo das matérias-primas, da energia e dos transportes que se tem vindo a verificar deste 2021, fruto do efeito da conjuntura pandémica. Nestas circunstâncias, podemos assistir à disrupção de fornecimento de alguns dispositivos médicos dada a grande imprevisibilidade e incerteza de garantir stocks adequados. A subida contínua da taxa de inflação, agravada pelos problemas já existentes na cadeia de abastecimento, pode ter um impacto preocupante e negativo para os doentes e para a saúde pública”, alerta João Gonçalves, Diretor Executivo da APORMED.

E acrescenta: “É primordial apelarmos para a necessidade de serem criadas condições para a estabilidade financeira das empresas, nomeadamente para o alívio da carga fiscal de impostos específicos sobre este setor, como é o caso da contribuição extraordinária sobre os fornecedores de dispositivos médicos às entidades do Serviço Nacional de Saúde”.

O setor dos dispositivos médicos nacional equivale a 1.500 milhões de euros. Este é um setor caracterizado por um forte e regular investimento na inovação, de forma a permitir o acesso dos doentes a terapias que garantem importantes ganhos em saúde.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.