Home » Economia » Negócios » Inflação: Preço do cacau aumentou mais de 70%
Inflação: Preço do cacau já aumentou mais de 70%

Inflação: Preço do cacau aumentou mais de 70%

O preço do cacau tem disparado desde o início do ano, tendo atingido a maior valorização de sempre. Nesta altura, os futuros da ICCO relacionados com o cacau estão a cotar a 4294$/T, o que equivale a uma valorização de 72,1% este ano. Desta forma, o cacau, que já era considerada uma das principais matérias-primas cotadas em bolsa, é também a que registou a maior valorização de 2023.

Esta subida do valor de mercado parece ser explicada pelas colheitas realizadas este ano, que foram inferiores às colheitas de anos anteriores, provocando uma queda nas existências. Para além disto, tem se registado um aumento da procura e do consumo de cacau, o que cria a fórmula ideal para se registar este aumento dos preços.

A subida dos preços tem acompanhado de forma quase linear a quebra dos inventários ao longo do ano. Contudo, analisando os dados mais recentes e comparando com os valores registados desde 2000, vemos que os stocks do cacau estão longe dos mínimos históricos, isto pode indicar uma divergência entre o preço e os stocks. Ainda assim, fica difícil de comprovar tal, já que os dados atualizados da produção real de cacau estão com um enorme atraso (em alguns casos superior a 1 ano).

Estas tendências causaram um disparo no número de posições compradoras (longas) ao longo do ano. Já as posições vendedoras (curtas) acabaram por ser liquidadas. Neste último mês, o posicionamento comprador (longo) também tem vindo a diminuir e pode indicar que a tendência de aumento dos preços está a ficar mais fraca.

Fonte: XTB

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.