Home » Ciência & Tecno » Investigadores da UC explicam o valor da floresta mediterrânica

Investigadores da UC explicam o valor da floresta mediterrânica

Investigadores do Centro de Ecologia Funcional (CEF), da Universidade de Coimbra (UC), esclarecem o valor da biodiversidade e dos chamados serviços do ecossistema, através do filme de animação “O Montado: Enquanto vivermos juntos”, lançado, hoje, no âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia.

O filme de animação, disponível em www.montadomedia.com, documenta a biodiversidade e as dinâmicas da Floresta Mediterrânica, e do Montado em particular. A investigadora Anabela Marisa Azul sublinha que «o sobreiro encontra-se em declínio desde há vários anos. Os incêndios frequentes e a exploração intensiva comprometem os serviços do solo, como a reciclagem de nutrientes e a nutrição mineral, e a saúde do sobreiro. O Montado com exploração multifuncional, criado pelo homem, contribui para acrescentar valor económico, conservar a biodiversidade e os serviços do ecossistema».

O filme, realizado no âmbito do projeto “O Montado: da biodiversidade aos serviços do ecossistema”, financiado por fundos nacionais através da Ciência Viva e Programa COMPETE, reúne resultados de investigação pela equipa do CEF.

O projeto tem como parceiros o Centro Ciência Viva de Estremoz, a Escola de Ciências e Tecnologias da Universidade de Évora e o LIRIO, o Conservatório de Música de Coimbra, Jardim de Infância dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra, a Escola B1 de Figueiró do Campo, do Agrupamento de Escolas Martinho Árias – Soure.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.