Home » Atualidade » Nacional » Jovens resolvem problemas da Terra graças ao Espaço
Jovens resolvem problemas da Terra graças ao Espaço
CEIIA Matosinhos / Crd_Antonio Lamarão

Jovens resolvem problemas da Terra graças ao Espaço

O CEiiA (Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto) em Matosinhos, vai lançar a 4ª edição do programa SLI – Sustainable Living Innovators, um programa que tem como ambição capacitar jovens líderes tecnológicos para que, a partir da tecnologia, desenvolvam soluções que promovam a sustentabilidade do planeta e uma maior qualidade de vida da população.

Nesta edição, cujo mote é “Como é que as tecnologias do Espaço podem ajudar a resolver os problemas da Terra?”, o desafio lançado aos participantes (designados de Innovators), é cumprirem a missão de encontrar soluções inovadoras para os problemas do planeta, recorrendo às tecnologias do Espaço – uma área onde o CEiiA acredita que há muito por explorar e onde os jovens podem ter um papel determinante.

Para marcar o início deste programa que irá decorrer entre 17 de julho e 10 de agosto, o CEiiA vai realizar um evento de lançamento no próximo dia 30 de junho, pelas xx horas, que irá acolher os Innovators desta edição, os Alumni das edições anteriores, os Activators (formadores internos e parceiros externos que vão partilhar o seu conhecimento e experiência), Escolas, Universidades e outras entidades parceiras e ainda familiares e amigos dos participantes. O objectivo é dar a conhecer a ambição desta edição, os eixos que estruturam o programa e consolidar esta comunidade SLI, enquanto motor do conceito “smart and sustainable living” defendido pelo CEiiA.

Este evento contará com a presença e intervenção de vários dos Activators convidados para esta edição, nomeadamente: António Pontes (U-Minho), Magda Cocco (VdA), Manuel Eanes (NOS) e Ricardo Conde (Portugal Space). Está prevista, também, uma breve lecture sobre “Os desafios do e no Espaço para as gerações mais jovens”, dinamizada pelo Activator Manuel Heitor.

No âmbito desta celebração, vai ser inaugurado um mural desenvolvido pelo projeto artístico Ruído, com a coordenação do Miguel Januário (maismenos), artista residente do CEiiA.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.