Home » Atualidade » Internacional » Líderes Europeus chegaram a acordo sobre clima e energia

Líderes Europeus chegaram a acordo sobre clima e energia

O líderes europeus chegaram a acordo na reunião de dois dias que terminou hoje em Bruxelas, sobre politica climática e energética, com Portugal a ter conseguido ultrapassar o estrangulamento energético a que estava votada a Península Ibérica.

Segundo Durão Barroso, o ex-presidente da Comissão Europeia, “os interesses de Portugal e Espanha foram garantidos, com a obtenção do compromisso para a construção de infraestruturas destinadas à exportação de energia para a europa”.

Apesar da natureza do vínculo obtido, Durão Barroso espera que seja a porta aberta que Portugal e Espanha, pretendiam.

O compromisso alcançado, prevê aumentar a eficiência energética para um mínimo de 27% de energia limpa e 15% nas interconexões, tendo como objetivo a criação do futuro mercado energético europeu.

Da reunião saíu também o anúncio de Herman Van Rompuy o Presidente do Conselho Europeu, sobre o acordo a que chegaram os 28 países da UE, para a redução dos gases de efeito de estufa, na ordem dos 40% até 2030.

Herman Van Rompuy, anunciou ainda que os líderes europeus decidiram aumentar de 600 para 1000 milhões de euros, o apoio ao combate ao Ébola, por proposta de David Cameron, o premier inglês.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.