Home » Atualidade » Nacional » NOVA FCT – Machine Learning no espaço?
NOVA FCT - Machine Learning no espaço?

NOVA FCT – Machine Learning no espaço?

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa | NOVA FCT, anuncia a ML4Space, uma Escola de Verão dedicada a machine learning na indústria espacial, entre dia 1 e 8 de setembro. Durante uma semana, estudantes e profissionais do setor vão conhecer as aplicações mais recentes de aprendizagem automática no espaço.

A Escola de Verão ML4Space reúne speakers e investigadores de referência da área espacial, que vão apresentar inovações de engenharia e ciência da computação e abordar grandes temas como o reconhecimento de padrões e análise de dados, a problemática do lixo especial ou a apresentação de ferramentas de deep learning e machine learning. Entre os professores internacionais convidados, está o matemático J. Nathan Kutz, da Universidade de Washington (EUA), reconhecido pela investigação em análise de dados e ciência computacional; o engenheiro aeroespacial e mecânico Massimiliano Vasile, da Universidade de Strathclyde (Escócia), pioneiro de técnicas de otimização para sistemas complexos de engenharia aeroespacial; ou o professor de robótica e engenheiro aeroespecial Zachary Manchester, da Universidade Carnegie Mellon (EUA).

O programa pretende esclarecer os princípios fundamentais de aprendizagem automática no espaço e inclui um painel de discussão com especialistas na área como Manuel Heitor, ex-ministro de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e professor de Engenharia Mecânica e com a presença da GMV e da Neuraspace, o projeto português que está a liderar o desenvolvimento de Inteligência Artificial e aprendizagem automática para a gestão de tráfego espacial, um contributo fundamental para evitar colisões de satélites e detritos espaciais.

“A escola de verão ML4Space é uma oportunidade incrível para quem procura aprofundar conhecimentos em machine learning aplicados ao setor espacial. Além disso, o facto de acontecer em Portugal torna tudo ainda mais especial, já que será possível conhecer novas pessoas e backgrounds tecnológicos diferentes num país que se tem destacado cada vez mais no cenário tecnológico. Trata-se de uma oportunidade a não perder para aprender e conhecer profissionais da área”, Cláudia Soares, professora da NOVA FCT e Coordenadora da Escola de Verão ML4Space.

A ML4Space é realizada no âmbito do Projeto Artificial Intelligence Fights Space Debris, cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus NextGenerationEU.

As inscrições estão abertas para investigadores, alunos de Mestrado ou Doutoramento e para profissionais da indústria espacial que pretendam desenvolver a prática de machine learning. Mais informações no link. Para quem se pretende inscrever, é aconselhável que o faça até dia 15 de agosto.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.