O novo Ford Mustang sai hoje da linha de montagem da fábrica de Flat Rock no estado norte americano do Michigan, marcando o início da produção da sexta geração do ‘pony car’. Pela primeira vez na sua história de 50 anos, o Mustang estará disponível globalmente em mais de 120 países em todo o mundo.
A inclusão de uma versão do Mustang com volante à direita na gama de veículos Ford globais permitirá que o icónico ‘pony car’ possa ser exportado para mais de 25 mercados no mundo com volante à direita, incluindo o Reino Unido, Austrália e África do Sul.
“O Mustang é e continuará a ser um ícone do mundo automóvel”, afirma Joe Hinrichs, presidente da Ford Américas. “Expandir a sua disponibilidade a nível global oferece aos nossos clientes em todo o mundo a oportunidade de ter uma verdadeira experiência Mustang em primeira mão porque se trata de um carro diferente de qualquer outro.”
Em Abril, a Ford celebrou o 50 º aniversário do Mustang original. Para comemorar esse facto, cada unidade do modelo de 2015 será adornada com uma aplicação no painel de instrumentos, que inclui o logotipo do pónei galopante e as palavras “Mustang – Since 1964”.
O impacto do Mustang vai muito além dos mais de 9,2 milhões de carros vendidos nos 50 anos de produção contínua. A isso juntam-se milhares de presenças em cinema, televisão, música e jogos de vídeo e ainda o facto de ser o veículo mais popular no Facebook, com cerca de 8 milhões de ‘likes’.
Uma experiência melhorada, mas ainda um verdadeiro Mustang
O aspecto exterior do Mustang, a forma como se conduz e soa é chave para a experiência visceral que faz com que os condutores queiram sentar-se ao volante e partir para a estrada. O design único de ambos os Mustang ‘fastback’ e ‘convertible’ evoca o carácter essencial da marca, mantendo os elementos principais do design – incluindo o longo e esculpido capô e a secção traseira curta -, numa execução contemporânea.
Com um maior leque de opções disponíveis, há um Mustang para se adaptar a qualquer estilo de vida. Ao actualizado V8 junta-se um 3,7 litros V6 e o novo motor 2.3 litros EcoBoost® que traz tecnologia de ponta ao Mustang.
O Mustang GT continua a dispor da última edição do 5.0 litros V8 – agora com um actualizado trem de válvulas, novo colector de admissão e cabeças de cilindro melhoradas – que produz 435 cavalos de potência e 400 lb-ft (542Nm) de binário.
O motor EcoBoost de 2.3 litros do Mustang utiliza injecção directa, árvore de cames de abertura variável e um turbocompressor ‘twin-scroll’ para proporcionar o desempenho que os condutores do Mustang esperam obter, com uma potência de 310 cavalos e 320 lb-ft (434Nm) de binário.
Com o Mustang, está tudo na condução
Quando a estrada oferece aos condutores um traçado com curvas, o novo Mustang regista novas referências para a marca em termos de maneabilidade, proporcionando uma dinâmica de condução de classe mundial e qualidade de rolamento.
O Mustang apresenta novos sistemas de suspensão dianteira e traseira. Na frente, um novo subchassis de perímetro ajuda a reforçar a estrutura ao reduzir a massa, proporcionando uma melhor base para um controlo mais previsível das rodas que beneficia a maneabilidade, direcção e rolamento.
Na traseira, uma nova suspensão independente de ligação integral. Geometria, molas, amortecedores e apoios são todos especialmente afinados para esta aplicação de alta performance. Novas juntas traseiras em alumínio ajudam a reduzir a massa não suspensa para melhor rolamento e maneabilidade.