Home » Saúde » Optometristas portugueses participam em estudo mundial
Optometristas portugueses participam em estudo mundial

Optometristas portugueses participam em estudo mundial

O número de pessoas que experienciam cegueira e deficiência visual devido a cataratas aumentou, nos últimos 30 anos, 29,7% a nível mundial. Apesar do tratamento cirúrgico da catarata ser eficaz, o envelhecimento e crescimento populacional superam o seu impacto.

Esta é a conclusão de um estudo, publicado na revista “Eye”, que contou com o contributo de optometristas portugueses e da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO), entidade de Utilidade Pública.

Este estudo estima que anualmente cerca de 100 mil pessoas desenvolvam cataratas, os dados atuais do Serviço Nacional de Saúde indicam que 64 mil pessoas estão em lista de espera para cirurgia na especialidade de oftalmologia. É um aumento de 5 mil pessoas relativamente ao mês anterior naquela que é a maior lista de espera do Serviço Nacional de Saúde.

“O número de pessoas com catarata e as conclusões deste estudo revelam a necessidade de alocar mais recursos e mais bem direcionados de forma a aumentarmos a capacidade global para a cirurgia da catarata” afirma Raúl de Sousa, Presidente da APLO e um dos optometristas portugueses que participou no estudo. “Isto implica uma equipa multidisciplinar e integração para a saúde da visão, potenciado a formação especifica e de excelência que existe em Portugal, para lidar com a deficiência visual e cegueira evitável, atempadamente.”

As cataratas surgem devido a um processo degenerativo das células do cristalino. Isto pode ocorrer por vários motivos: avanço da idade, fatores congénitos, ou seja, a catarata que está presente desde o nascimento e, a existência de outras doenças como diabetes ou glaucoma. Existem ainda outros fatores que podem contribuir para o surgimento das cataratas como traumatismos oculares, tabagismo, consumo de álcool e défices nutricionais.

O único tratamento da catarata que existe é a cirurgia que permite reverter a situação. A cirurgia remove a catarata que é substituída por uma lente transparente permitindo que a luz atravesse sem dificuldade e volte a criar uma imagem nítida na retina.

Coincidindo com a celebração do Dia Mundial de Optometria, 23 de março, é o momento apropriado para um agradecimento especial aos 1.557 Optometristas Portugueses, pela sua dedicação e serviço ao País no combate à deficiência visual e cegueira evitável. São responsáveis por ano em mais de 2 milhões de consultas e mais de 10 mil declarações optométricas para a obtenção/renovação para a carta de condução. E como tal, representam um pilar essencial na qualidade da saúde da visão da população do território português. Com o contributo para estes estudos, lutam por um mundo onde todos possam usufruir de mais e melhores cuidados para a saúde da visão.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.