Home » Atualidade » Internacional » Para a Renamo a exigência da sociedade civil vem fora do tempo!

Para a Renamo a exigência da sociedade civil vem fora do tempo!

Para a Renamo, partido da oposição moçambicana, a exigência das 150 organizações da sociedade civil, para que seja estabelecido o cessar fogo que está anunciado, é “extemporânea”, considerou António Muchanga o porta-voz daquela organização.

Em declarações à Lusa, aquele porta-voz, considerou que no seu entender, esse pedido devia ter sido feito quando o movimento acusou as forças governamentais de estarem a bombardear a Serra da Gorongosa, onde se encontra Afonso Dhlakama, o líder do partido.

“Por mais legítimas que sejam as exigências da sociedade civil, pecam por ser extemporâneas, porque não foram feitas no momento em que ocorreram as razões que levaram a Renamo a suspender o cessar-fogo”, assinalou Muchanga, acrescentando que: “A Renamo fará tudo o que estiver ao seu alcance para que a situação volte à normalidade”.

A atual crise politica que se vive em Moçambique, foi desencadeada por divergências relacionadas com a lei eleitoral, mais tarde ultrapassadas com a aprovação de emendas pela Assembleia da República, mas que prevalece devido à falta de um acordo sobre o desarmamento do braço militar do principal partido da oposição.

Ao abrigo do AGP, a Renamo manteve um contingente armado para a proteção dos altos dirigentes da organização, que deviam ser integrados na polícia, mas a organização condiciona a sua incorporação à indicação de antigos guerrilheiros seus para postos de comando nas forças de defesa e segurança do país.

Partilhe:
Para a Renamo, partido da oposição moçambicana, a exigência das 150 organizações da sociedade civil, para que seja estabelecido o cessar fogo que está anunciado, é "extemporânea", considerou António Muchanga o porta-voz daquela organização. Em declarações à Lusa, aquele porta-voz, considerou que no seu entender, esse pedido devia ter sido feito quando o movimento acusou as forças governamentais de estarem a bombardear a Serra da Gorongosa, onde se encontra Afonso Dhlakama, o líder do partido. "Por mais legítimas que sejam as exigências da sociedade civil, pecam por ser extemporâneas, porque não foram feitas no momento em que ocorreram as razões…

Review Overview

User Rating: 4.63 ( 2 votes)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.