Home » Economia » Negócios » PARPE promove o aluguer de viaturas particulares
PARPE promove o aluguer de viaturas particulares
Fábio Alves, CEO da PARPE em Portugal

PARPE promove o aluguer de viaturas particulares

Se não tem carro, mas precisa de um veículo para se deslocar em ocasiões especiais ou viagens de curta duração, já pode alugar e conduzir um carro particular, com todas as condições de segurança, através da PARPE, uma plataforma online que acaba de entrar no mercado português.

De igual modo os proprietários de viaturas, que passem mais tempo paradas à porta de casa, do que em circulação, também já podem ganhar dinheiro com a viatura, disponibilizando-a para aluguer, através da PARPE.

A Parpe, uma plataforma de carsharing P2P (peer-to-peer) que possibilita o aluguer de veículos de forma segura, fácil e transparente, chegou a Portugal. A empresa, cujo acionista de referência é o Grupo Porto Seguro, é líder de mercado no Brasil e inicia o seu processo de expansão na Europa, tendo Portugal como porta de entrada.

A comissão de serviço é de apenas 20% e, no Brasil, em alguns casos, a rentabilidade para os proprietários chega aos dois mil reais (o equivalente a 500 euros) por mês.

A plataforma online tem um simulador que permite a qualquer pessoa saber quanto pode ganhar por ano, tendo em conta o valor do carro e o número de dias em que vai estar disponível para aluguer.

Para anunciar o seu carro, basta preencher os requisitos da plataforma: que o veículo tenha menos de 15 anos de existência, menos de 200 mil quilómetros e um valor comercial inferior a 75 mil euros. Depois, é só registar o veículo e aguardar a aprovação pela Parpe.

É o proprietário quem define o preço do aluguer da sua viatura, tendo sempre uma sugestão da Parpe, que é sustentada num algoritmo de recomendação, com base na oferta e na procura.

A segurança não vai ser um problema para os utilizadores que queiram colocar o seu carro na plataforma. A parceria que a marca fez com a Liberty garante a cobertura de responsabilidade civil, assistência em viagem, proteção jurídica, quebra de vidros, bagagens e outros danos.

A Parpe entra assim no mercado português, aumentando o alcance de utilização dos carros para todo o território nacional. “A mobilidade pode ser descentralizada. Nós acreditamos que este fator vai permitir à Parpe não só promover a economia local, proporcionando um rendimento extra ao dono do carro, como trazer outros benefícios, promovendo, por exemplo, o prolongamento do tempo de um turista no interior do país”, afirma Fábio Alves, CEO da empresa em Portugal.

Um carro para cada ocasião

A Parpe será também o primeiro serviço de aluguer de viaturas peer-to-peer com um segmento de Special Cars (carros desportivos) e Clássicos. “É uma experiência única de utilização a que o público em geral não teria acesso de outra forma, que não existia no mercado”, afirma o CEO da empresa.

A ideia é que os utilizadores possam alugar carros antigos ou de alta cilindrada para dias especiais, como um casamento ou um aniversário. As viaturas vão estar listadas em três categorias distintas: “Carros Utilitários”, “Carros Funcionais” e “Special Cars e Clássicos” e os preços vão ser em alguns casos 30% a 40% mais baixos do que os serviços já existentes no mercado.

Os utilizadores que queiram alugar um carro devem cumprir os seguintes requisitos: ter conta ativa no Facebook, ter mais de 21 anos, ter carta há mais de dois anos e ter cartão de crédito.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.