Home » Desporto » Automobilismo » Pedro Matos Chaves coordenador do Clio Trophy Portugal
Pedro Matos Chaves coordenador do Clio Trophy Portugal

Pedro Matos Chaves coordenador do Clio Trophy Portugal

Pedro Matos Chaves foi nomeado coordenador desportivo do Clio Trophy Portugal, o competitivo troféu de ralis que, este ano, vai ser promovido pela Renault Portugal.

O ex-piloto da Renault, detentor de uma carreira notável em diferentes disciplinas do desporto automóvel, vai ser responsável pelas relações com as equipas, pilotos e organizações dos cinco ralis que vão integrar o calendário da competição.

O Clio Trophy Portugal é uma competição vocacionada para os muitos jovens pilotos que querem fazer carreira nos ralis, que vai ter como base o modelo Clio desenvolvido de acordo com os regulamentos técnicos da categoria Rally5.

O Clio Rally 5 é um competitivo e fiável carro de ralis, com 180 cavalos de potência, equipado com caixa de velocidades sequencial, diferencial autoblocante e com um custo de aquisição sensivelmente um terço abaixo do de outras propostas do mesmo âmbito.

Sobre Pedro Matos Chaves

Pedro Matos Chaves é um dos mais bem-sucedidos pilotos portugueses de sempre. Com sucessos em várias categorias em Portugal e no estrangeiro, pode orgulhar-se de ter sido um dos poucos que chegou à Fórmula 1, para além de ter sido piloto oficial da Renault Portugal, nos anos de 2003, 2004 e 2005.

As primeiras aventuras ao volante começaram como a de tantos outros pilotos, pelo Karting.

Em 1985, no ano de estreia nos automóveis, venceu o Troféu Starlet. Na época seguinte, ascendeu aos monolugares e foi na Fórmula Ford, em Portugal e Inglaterra, que somou sucessos.

O seu talento despertou o interesse das equipas de Fórmula 3000 (a antecâmara da Fórmula 1), estreando-se nesta categoria em 1989. No ano seguinte, o então piloto de Fórmula 1 Nigel Mansell contratou-o para defender as cores da sua equipa. E Pedro Matos Chaves não o desiludiu – antes pelo contrário! – sagrando-se campeão britânico de Fórmula 3000.

A carreira consistente e os excelentes resultados obtidos nas diferentes disciplinas permitiram-lhe, em 1991, realizar o sonho de participar no grande “circo” da Fórmula 1, com a Coloni, mas a equipa nunca conseguiu produzir material suficientemente competitivo.

Em 1993, rumou aos EUA e à Fórmula Indy Lights, voltando a subir ao lugar mais alto do pódio.

Em 1996, Pedro Matos Chaves deixou os monolugares e apostou no Campeonato Espanhol de Superturismo, conquistando o “título” de vice-campeão. Em 1997, o piloto do Porto teve uma passagem efémera no Campeonato FIA-GT, na Categoria GT2, com um Porsche, mas suficiente para subir ao pódio em duas ocasiões.

O ano de 1998 foi o de viragem da carreira, com a mudança das pistas para as florestas portuguesas, do asfalto para a terra e da habitual “solidão” de um piloto de pista pela coabitação de um carro de rali com um navegador. se, na época de estreia na modalidade, surpreendeu os mais céticos, conquistando lugares no pódio, em 1999 e 2000, Pedro Matos Chaves cometeu mesmo a proeza de sagrar-se Bicampeão Nacional de Ralis. Já em 2001 garantiu o pódio nas contas finais do campeonato, sempre ao volante de um Corolla WRC.

A temporada de 2002 foi marcada por um regresso aos circuitos. Uma passagem que não estranhou, como prova a conquista do título de Campeão de Espanha GT. Em 2003, voltou a apostar no GT, desta vez no Campeonato FIA, mas apesar da discussão dos lugares cimeiros, não deixou de sonhar com o regresso aos ralis.

Objetivo consumado com o acordo estabelecido com a Renault Portugal. Uma das equipas históricas de Portugal, que representou até 2005 e na qual alcançou vários sucessos na Categoria S1600.

Depois de algumas participações muito esporádicas, sem objetivos desportivos, em 2022, Pedro Matos Chaves aceitou o desafio de homenagear o 60º Aniversário da Renault 4L com uma inédita participação no Safari Classic Rally. Uma aventura que passou com distinção: subida ao pódio final da prova queniana e atribuição do “Prémio de Mérito” e isto logo no ano de estreia.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.