Home » Atualidade » Internacional » Prêmio Sakharov “Liberdade do Pensamento” para médico congolês
Denis Mukwege recebe o Prêmio Sakharov "Liberdade do Pensamento" | img: euronews

Prêmio Sakharov “Liberdade do Pensamento” para médico congolês

Denis Mukwege ginecologista congolês, recebeu esta quarta-feira (26) no Parlamento Europeu, o Prêmio Sakharov para a Liberdade do Pensamento, que dedicou às mulheres que são vítimas de conflitos, na República Democrática do Congo.

Na intervenção que fez, o médico congolês, galardoado pelo trabalho realizado no tratamento de raparigas e mulheres violadas, disse que este prêmio tem um significado muito especial para as mulheres estupradas, desafiando os euro deputados a acompanhar a situação, afirmando que dedica o prémio “a todas as mulheres vítimas dos conflitos”.

Mukwege apontou o dedo aos interesses económicos que se tem sobreposto aos direitos humanos, na região dos grandes lagos, a causa da guerra pela disputa das materias primas, que o ocidente importa daquela região.

O médico pediu ao parlamento europeu, que envie uma representação que possa vigiar as regras sobre a exportação dessas matérias primas, afirmando que: “O nosso país está doente, mas com os amigos que nós temos pelo mundo, podemos e vamos curá-lo”.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.