Home » Atualidade » Internacional » Taiwan: Eleições podem inflacionar o preço da tecnologia
Taiwan: Eleições podem inflacionar o preço da tecnologia

Taiwan: Eleições podem inflacionar o preço da tecnologia

Os cidadãos de Taiwan são chamados este sábado (13) às urnas para escolher um novo presidente, uma escolha que irá decorrer numa altura em que as tensões com a China se têm intensificado.

Embora o início de um conflito armado entre Taiwan e a China em 2024 seja improvável, o resultado das eleições irá causar impactos no comércio mundial de componentes tecnológicas, uma vez que a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), uma das maiores empresas de Taiwan, é a maior fabricante de semicondutores do mundo.

Responsável pela produção de chips para empresas como a Apple, a Nvidia ou a Advanced Micro Devices, a TSMC detém cerca de 58% da quota mundial do mercado de semicondutores, uma percentagem que tem vindo a aumentar nos últimos trimestres e que se situa muito acima da segunda maior quota de mercado, que pertence à Samsung (12,4%).

Para além da TSMC, algumas das maiores empresas da área tecnológica estão sediadas em Taiwan, como é o caso da Acer, da Asus e da Foxconn. Esta concentração de grandes nomes da indústria tecnológica têm possibilitado um crescimento económico significativo em Taiwan.

No entanto, a eventualidade de um ataque militar da China contra Taiwan provocaria uma interrupção de uma parte significativa do fornecimento de componentes tecnológicas, o que levaria a um aumento dos preços destas peças. Para além disso, um potencial conflito colocaria em risco até 50% do transporte global de contentores, o que conduziria a um abrandamento da recuperação económica mundial. Também a China sofreria um forte impacto na economia nacional, que, nos últimos tempos, tem passado por um período de quebra.

Caso se verificasse este conflito, a interrupção da produção de semicondutores em Taiwan poderia ser colmatada graças a outras unidades da TSMC, que tem investido na construção de duas grandes fábricas no Japão e nos Estados Unidos. No entanto, mesmo recorrendo a estas unidades, o mercado mundial iria registar um forte impacto que poderia levar a um aumento dos preços das componentes tecnológicas.

Do ponto de vista do mercado, é crucial acompanhar de perto o desempenho das ações da TSMC e do yuan chinês. Uma escalada do conflito poderia prejudicar significativamente as ações das empresas de Taiwan e criar mais problemas para o yuan, apesar de não ser uma moeda de câmbio flutuante.

Por outro lado, uma melhoria das relações diplomáticas entre Taiwan e a China poderia conduzir a uma agilização da cadeia de abastecimento, o que, consequentemente, poderia levar a uma redução dos preços dos produtos tecnológicos. Isto, por sua vez, poderá ter impacto positivo nas ações da TSMC, considerando a sua tendência lateral ao longo do último ano.

Fonte: XTB

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.