Home » Saúde » Tele-Ecografia assistida por tecnologia robótica
Tele-Ecografia assistida por tecnologia robótica

Tele-Ecografia assistida por tecnologia robótica

O primeiro sistema português de ecografias à distância em tempo real, com tecnologia robótica, permite realizar exames ecográficos remotamente, através da rede 5G da NOS, evitando deslocações de utentes e melhorando o acesso em zonas remotas onde não há profissionais especializados em permanência.

O ROSE – RObot Sensing for tele-Ecography, desenvolvido pelo Instituto Pedro Nunes (IPN), em parceria com a Universidade de Coimbra, a empresa Sensing Future Technologies e o Hospital da Luz, permite realizar exames ecográficos remotamente, evitando deslocações de utentes e melhorando o acesso em zonas remotas onde não há profissionais especializados em permanência.

O ROSE é composto por duas estações robotizadas (uma do lado do profissional de saúde e outra do lado do utente), um conjunto de sondas ecográficas, e estruturas de comunicação assentes em 5G da NOS, que usam as caraterísticas desta rede móvel – baixa latência, elevada velocidade e resiliência superior – para garantir que todo o processo é realizado em tempo real, com uma experiência fluída e sem falhas.

Cria-se, assim, um novo paradigma de diagnóstico por tele-ecografia, mediante o qual médicos e utentes podem interagir, mesmo sem proximidade física, com feedback instantâneo visual, de áudio e háptico. Abre-se, ainda, a porta a novas possibilidades como a formação ou supervisão técnica à distância e a colaboração internacional. Desta forma, aumenta-se a capacidade e rapidez dos serviços, melhora-se o acesso da população à saúde, e otimiza-se recursos.

Esta solução está a ser testada e validada por profissionais de saúde especializados em radiologia. Estima-se que, a partir de setembro, se possa utilizar o sistema para realizar as primeiras ecografias à distância através de 5G entre um hospital de referência e uma instalação remota, onde normalmente não está disponível este meio complementar de diagnóstico.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.