Home » Atualidade » Nacional » Termina hoje o período de isenção do IVA
Termina hoje o período de isenção do IVA

Termina hoje o período de isenção do IVA

Com o fim do período de isenção do IVA sobre os 46 produtos alimentares essenciais, medida que incluía  carne, peixe, massas e frutas, perspetiva-se um aumento significativo do preço nesses produtos.

A isenção de IVA que vigorou por aproximadamente oito meses sobre mais de 40 produtos alimentares essenciais, resultará num aumento significativo de pelo menos 6% nos preços dos alimentos, refletindo a aplicação da taxa de IVA mais baixa em Portugal.

Na sua iniciativa semanal de monitorização de preços, a DECO PROTeste elabora regularmente desde 2022 um cabaz composto por 63 produtos essenciais, permitindo uma avaliação contínua da evolução dos valores no mercado. Desde a entrada em vigor do IVA Zero entrou em vigor, a análise passou a ser também feita a um cabaz de 41 produtos.

Na próxima terça-feira dia 9 de janeiro de 2024, a DECO PROTeste realizará uma comparação direta entre o cabaz com e sem IVA, oferecendo uma perspetiva detalhada sobre o impacto da revogação da isenção de IVA, apresentando uma análise que contribuirá para uma compreensão mais abrangente das mudanças nos custos enfrentados pelos consumidores, destacando a importância de medidas económicas mais amplas para mitigar tais efeitos.

Embora a medida conhecida por IVA Zero tenha desempenhado um papel significativo em amenizar o aumento de preços dos alimentos, a DECO PROTeste expressa a necessidade de complementar esta iniciativa com outras medidas que pudessem oferecer uma proteção mais abrangente contra o agravamento dos custos. A discussão em torno das políticas relacionadas com a imposição fiscal sobre produtos essenciais ganha ainda mais relevância perante o cenário económico atual, onde a estabilidade dos preços é essencial para garantir o acesso equitativo a bens fundamentais.

DECO Proteste

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.