Home » Cultura » Exposições* » Underwater Photography Collection Exhibition em Lisboa
Underwater Photography Collection Exhibition em Lisboa

Underwater Photography Collection Exhibition em Lisboa

A Underwater Photography Collection Exhibition vai estar exposta na terceira edição do Diving Talks, um evento organizado pela Portugal Dive, que irá ocorre entre 6 e 8 de outubro no Pavilhão das Galeotas do Museu da Marinha, em Lisboa.

Esta coletânea de imagens é considerada a mais relevante coleção de fotografia subaquática e conta com fotografias capturadas por alguns dos melhores fotógrafos subaquáticos do mundo, reunindo obras de diversos fotógrafos premiados, nomeadamente Brandi Mueller, Ellen Cuylaerts, Natalie Gibb, Nuno Sá (Curador da Coleção), Nuno Vasco Rodrigues, Pete Mesley, Rui Luís e Tom St George.

Nuno Sá – Fotógrafo e Curador da Underwater Photography Collection

Nuno Sá é um reconhecido fotógrafo de vida selvagem subaquática e a sua missão consiste em capturar a deslumbrante beleza dos habitantes do oceano. Com uma paixão profunda pela vida marinha, a sua lente revela os mistérios dos mundos subaquáticos, inspirando esforços de conservação em todo o mundo. As imagens impressionantes do Nuno têm o poder de nos transportar para o coração do mar, promovendo a apreciação e a proteção dos seus frágeis ecossistemas.

“Eu escolhi uma coleção de fotografias em que todas elas foram tiradas em Portugal, apesar de eu já ter fotografado um bocadinho pelo mundo todo, achei que era mais interessante aproveitar esta oportunidade para retratar a biodiversidade marinha que nós temos em Portugal desde a costa continental portuguesa até aos Açores e à Madeira. Escolhendo uma das fotografias, destaco uma fotografia de um cavalo marinho que está exposta e chama-se Fifty Tones of Me. Esta fotografia foi a vencedora do Underwater Photographer of The Year em 2015, que é um concurso bastante prestigiante de fotografia subaquática e escolhi esta fotografia e esse título, porque achei que seria importante dar uma voz e um alerta em relação ao que está a acontecer com as populações de cavalos marinhos no mundo inteiro. O título da imagem é Fifty Tones of Me porque se calcula que cerca de cinquenta toneladas de pequenos cavalos-marinhos sejam retirados dos oceanos todos os anos, tanto para serem usados em aquários como para consumo na China, na a medicina tradicional chinesa. Esta fotografia foi tirada na Ria Formosa, no Algarve. Muitas pessoas não sabem, mas o Algarve detém a maior população de qualquer espécie de cavalos-marinhos a nível mundial, ou pelo menos detinha quando foi feito um censo em 2006 por uma investigadora canadiana chamada Janelle Curtis. Acontece que este nosso patrimônio natural, que é um motivo de orgulho para todos os portugueses, termos a maior população do mundo de qualquer espécie de cavalos-marinhos está em risco em Portugal, tal como está em risco um bocadinho à volta de todo o nosso planeta e infelizmente existe também a captura ilegal de cavalos-marinhos na Ria Formosa para serem enviados para a China. Existe uma quantidade muito grande de outros fatores que têm levado a um declínio de 80 a 90% da população de cavalos-marinhos da Ria Formosa na última década e meia, de maneira que destaco esta imagem por ter sido uma fotografia premiada no no Underwater Photographer of The Year, acabou por ter um palco bom para dar a conhecer o que está a acontecer a acontecer com as populações de cavalos-marinhos não só em Portugal, mas em todo o mundo.”

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.