Home » Ciência & Tecno » A Ford lança Câmara Frontal de Visão a 180º

A Ford lança Câmara Frontal de Visão a 180º

A Ford Motor Company está a introduzir uma nova tecnologia com câmara, que permite aos condutores ter visão de 180º nos cruzamentos, reduzindo o stress e evitando as colisões.

Ford 180 degree Front Split View Camera Graphic1 _abA Câmara Frontal de Visão a 180º, que já está disponível como opção no novo Ford S-MAX e Galaxy, mostra ao condutor uma visão a 180º na frente do veículo, usando uma câmara de vídeo na grelha.

Num cruzamento sem visibilidade ou à saída de uma garagem, esta câmara permite que o condutor veja os veículos, peões ou ciclistas que se aproximam.

“Já todos experienciámos estas situações, e não são apenas os cruzamentos sem visibilidade que podem ser stressantes, por vezes, uma árvore frondosa, ou arbustos podem ser o problema”, diz Ronny Hause, engenheiro de Sistemas Electrónicos de Assistência ao Condutor da Ford Europa, cuja equipa trabalhou no projecto em estreita colaboração com os seus homólogos norte-americanos.
“Para alguns, a simples saída da garagem é um desafio. Tal com as câmaras de visão traseira, a Câmara Frontal de Visão a 180º é uma tecnologia que as pessoas vão de imediato pensar como é que podiam viver sem elas.”

A tecnologia pioneira no segmento é activada com o premir de um botão. Uma câmara de 1 megapixel na grelha dianteira permite aos condutores ter uma visão em tempo real de 180 graus – para a esquerda e para a direita, no ecrã táctil a cores de 8 polegadas do veículo.

Os condutores podem identificar os transeuntes que se aproximam de ambos os lados e que passam na frente do veículo. A câmara, apenas com 33 milímetros de largura, é mantida limpa por um jacto de lavagem retráctil especialmente projectado que opera automaticamente quando o limpa pára-brisas é activado.

Os dados obtidos pelo projecto SafetyNet do Observatório Europeu de Segurança Rodoviária indicaram que aproximadamente 19 por cento dos condutores envolvidos em acidentes em cruzamentos tiveram obstruções à visibilidade*. O Departamento de Transportes do Reino Unido afirmou que em 2013, 11 por cento de todos os acidentes rodoviários tiveram origem em factores externos que afectaram a visão. **

“Testámos a Câmara Frontal de Visão a 180º desde o nascer ao por do sol, em todos os tipos de estradas, ruas urbanas congestionadas e áreas com muitos ciclistas e peões”, disse Hause. “Abordar túneis, ruas estreitas e garagens em todas as condições de luz também significou que podíamos assegurar que a tecnologia funcionava bem mesmo quando a luz do sol incidia directamente na câmara.”

Alguns modelos da Ford, incluindo os novos S-MAX e Galaxy já oferecem a tecnologia de Câmara de Visão Traseira que ajuda os condutores a manobrar o veículo em marcha atrás, o sistema de Alerta de Trânsito Cruzado, que utiliza sensores traseiros para alertar os condutores que estejam a sair de marcha atrás de um lugar de estacionamento, de veículos que estão prestes a cruzar atrás deles.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.