ITSector projeta futuro da medicina no Google Glass

282

O British Medical Journal (BMJ) aliou-se à tecnológica portuguesa ITSector, para projetar uma solução futurista no Google Glass, que desvenda a forma como médicos, farmacêuticos e enfermeiros poderão vir a desenvolver a sua atividade nos próximos anos.

O projeto consistiu no desenvolvimento da aplicação ‘VISION’, que combina no Google Glass os dicionários clínicos e boas práticas do BMJ, uma vasta compilação de conteúdos baseados em evidências médicas que inclui mais de 860 tópicos sobre patologias que reportam a mais de 70 especialidades, com os resumos dos processos clínicos dos pacientes.

“Esta solução presta aos profissionais da área da saúde um importante apoio ao exercício da sua atividade, na medida em que, ao permitir a liberdade de movimentos das mãos, lhes confere mobilidade em ambientes críticos”, explica Orlando Rodrigues, diretor da ITSector.

O mesmo responsável reforça que este avanço “oferece garantias no que respeita à segurança em ambiente estéril, possibilitando uma diminuição das infeções hospitalares”, ao mesmo tempo que “proporciona uma total interoperabilidade, através da ligação eficaz a todos os sistemas envolventes em uso no hospital”.

Orlando Rodrigues acrescenta que o desafio lançado pelo BMJ revelou-se particularmente exigente, “sobretudo no que respeita à utilização da linguagem natural e ao tratamento da informação recebida, de forma a filtrar a relevante em cada momento exato em que é necessária ao clínico”.

Para o BMJ, que pela primeira vez, nos seus mais de 170 anos de história, colaborou com uma empresa portuguesa, o projeto ‘VISION’ representa uma demonstração de capacidade, que combina o melhor expertise do BMJ e da ITSector.

“A aceitação que a ITSector tem recebido pelas diversas soluções inovadoras que implementa na área da banca, nomeadamente em dispositivos como o Google Glass, levou-nos a, em conjunto, desenvolver este novo conceito, combinando a experiência da ITSector com os conteúdos do BMJ na área clínica”, refere Rita Marques, Business Development Manager e responsável por parcerias nacionais do BMJ.

Partilhe:



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*


CAPTCHA Image

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

O site 'ipressJournal' utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação do visitante. LER MAIS

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close