Home » Desporto » Futebol » A Gala do Desporto de Setúbal distinguiu Quinito
A Gala do Desporto de Setúbal distinguiu Quinito

A Gala do Desporto de Setúbal distinguiu Quinito

A 8.ª Gala do Desporto de Setúbal distinguiu Quinito o icónico treinador de futebol, com o Prémio Carreira. Joaquim Lucas Duro de Jesus, mais conhecido por Quinito, recebeu o prémio das mãos do Presidente André Martins, que se encontrava acompanhado pelo vereador do Desporto, Pedro Pina, e de José Couceiro, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e ex-treinador do Vitória Futebol Clube.

No discurso de abertura da Gala, no Fórum Municipal Luísa Todi, o presidente da Câmara afirmava que o homenageado com o Prémio Carreira era “um grande setubalense, que ama a cidade e é respeitado em todo o país pelos seus feitos desportivos”.

Nascido em Setúbal há 75 anos, em 6 de novembro de 1948, Quinito foi um médio na década de 1970, tendo jogado nas camadas jovens do União de Futebol Comércio e Indústria e nos juniores do Vitória Futebol Clube e, como profissional, representado Académica de Coimbra – ao mesmo tempo que iniciava os estudos de medicina em Coimbra –, Belenenses, Racing Santander (Espanha) e Sporting de Braga.

Estreou-se como treinador principal em 1980/81, quando representou o União de Lamas e o FC Famalicão, e terminou a carreira como adjunto de José Couceiro no clube turco Gaziantepspor, em 2008/09 e 2009/10, após ter orientado o Sporting de Braga, Rio Ave, Al-Yarmouk (Kuwait), Sporting de Espinho, FC Porto, Marítimo, Portimonense, União de Leiria, Vitória Futebol Clube, Vitória de Guimarães, Belenenses, e Estrela da Amadora.

Visto como um romântico no futebol – que dele herdou a expressão “Pôr a carne toda no assador” –, levou o Sporting de Braga à final da Taça de Portugal logo em 1981/82, apresentando-se no Estádio Nacional de smoking branco e laço preto para marcar a solenidade do momento.

José Couceiro admitiu que estava no Fórum Luísa Todi mais como adotado por Setúbal e vitoriano do que por ser vice-presidente da FPF e sublinhou que a sua relação com a cidade muito se deve a Quinito. “Estou aqui muito mais por mim, por aquilo que ele me ensinou e por isso estarei grato para sempre”, disse.

“Ao longo de todo o seu percurso, o Quinito deu sempre muito mais do que recebeu, ao nível de acreditar que era possível, dos valores humanos e da dignidade humana. Parabéns, Quinas, serás sempre um orgulho para nós”, concluiu José Couceiro.

Num discurso marcado pela dor em que vive desde 2009, devido à morte do filho num acidente de viação no Brasil, Quinito agradeceu à Câmara Municipal por “conseguir reunir tantos campeões” numa gala que classificou como bonita.

“Tenho estado retirado, fechado, e não pensei que Setúbal tinha tantos campeões e eventos desportivos. É caso para dizer que é bom viver em Setúbal e ser do Vitória, já agora”, disse, sublinhando que “a vida prega partidas” e a saudade é difícil de gerir, mas “as coisas estão a melhorar”.

A Gala do Desporto de Setúbal, com que a Câmara Municipal celebra o mérito desportivo e homenageia os setubalenses que se mais se desatacaram no último ano, homenageou nesta oitava edição cerca de 120 atletas, treinadores e equipas do concelho que foram campeões nacionais e internacionais.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.