Home » Economia » Energia » A MOBI.E avança para a internacionalização
A MOBI.E avança para a internacionalização

A MOBI.E avança para a internacionalização

A MOBI.E acaba de estabelecer um contrato com uma das maiores empresas produtoras e comercializadoras de energia renovável da Colômbia, a VATIA, dando início à concretização da estratégia de internacionalização anunciada no início deste ano, que apontava a Europa e a América Latina como os eixos prioritários.

Os serviços contratados pela empresa colombiana incluem, nesta primeira fase, a assessoria e consultoria especializada em mobilidade elétrica e a avaliação de oportunidades de negócio em torno da interoperabilidade e universalidade das redes de carregamento para veículos elétricos, estando prevista uma segunda fase relativa a apoiar a implementação do plano de negócios que vier a ficar definido.

Portugal começa agora a capitalizar as vantagens competitivas relativamente à experiência acumulada há mais de 10 anos com o modelo Mobi.E, que privilegia a interoperabilidade, a universalidade do uso e a concorrência entre agentes de mercado, bem como à disposição de uma plataforma de gestão única que, para além de assegurar o roaming das diversas redes de carregamento privadas, permite ainda uma integração plena com o setor elétrico e disponibiliza informação gratuita e de acesso livre sobre a utilização e disponibilidade de toda a infraestrutura de carregamento nacional em tempo real (https://www.mobie.pt/mobidata/data).

Para o presidente da MOBI.E, Luís Barroso, este contrato representa “o início da concretização de uma estratégia de internacionalização da empresa, delineada no início deste ano com os seguintes objetivos: i) afirmar o nome de Portugal no contexto da transição energética do setor de transportes; ii) servir de catalisador da atividade internacional de agentes de mercado a operar na rede Mobi.E; iii) captar receitas que permitam reduzir os custos de utilização da rede Mobi.E. Nos últimos meses, temos intensificado os contactos com empresas e entidades governamentais da América Latina e Caraíbas, com o propósito de estabelecer parcerias, um trabalho que começa agora a dar frutos”.

A empresa VATIA, S.A., é uma das dez maiores empresas da Colômbia em termos de comercialização de energia renovável no mercado regulado. Possui mais de 20 anos de experiência na produção de energia hidroelétrica e solar e comercialização, contando com mais de 30 mil clientes em todo o país.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.