Home » Atualidade » Mundial » Ativista Txai Suruí apela à salvação da Amazónia
Ativista Txai Suruí apela à salvação da Amazónia

Ativista Txai Suruí apela à salvação da Amazónia

Txai Suruí é uma ativista indígena, que foi recentemente sequestrada por invasores da Terra Indígena, tem dedicado a vida em defesa da Amazónia, lutando contra a destruição da floresta, desmatamento e liquidação do meio ambiente na região.

Num alerta, Txai com o apoio da AVAAZ, dirige um apelo a todos quantos se preocupam, num momento critíco não só para a Amazónia mas também para o planeta, apesar das mais recentes políticas do governo brasileiro, terem imposto uma significativa redução do desmatamento, mas que como a pópria refere, não é suficiente.

CARTA ALERTA de Txai Suruí

Queridos amigos e amigas da Avaaz,

Meu nome é Txai Suruí e, há algumas semanas, eu e minha mãe fomos pegas numa emboscada e mantidas reféns durante cinco horas por invasores da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, em Rondônia, no norte do Brasil.

Esses homens pensam que sou sua inimiga porque dediquei minha vida a proteger a floresta. Mas eles não se dão conta de que eu também estou lutando por eles.

A Amazônia, onde meu povo vive há mais de 6 mil anos, está perto de um desastre ecológico irreversível que pode transformar a floresta em uma grande savana. É o chamado “ponto de não retorno”.

Se não evitarmos esse colapso, a atmosfera será tomada pelo gás carbônico, que causa as mudanças climáticas. A Terra poderá secar e 10 mil espécies poderão ser tragicamente extintas. E todos e todas nós – povos indígenas, fazendeiros, cidadãos do Brasil e do mundo — teremos que lutar para sobreviver.

Mas ainda dá tempo. Presidentes de países da região amazônica estão reunidos para uma cúpula histórica em defesa da floresta — mas essa cúpula só irá trazer resultados reais se conseguirmos vencer o lobby do desmatamento e convencer os presidentes a proteger 80% da Amazônia e demarcar todas as Terras Indígenas!

Junte-se a mim agora para defender a floresta, que é vital para todos e todas nós, e eu levarei nossas vozes diretamente aos presidentes durante a cúpula.

JUNTE-SE À DECLARAÇÃO DOS POVOS PARA SALVAR A AMAZÔNIA

Meu povo, Paiter Suruí, luta há séculos para defender a floresta, e já se decepcionou muitas vezes — mas essa cúpula pode ser uma esperança. Após anos de desmatamento desenfreado, mineração e violência na Amazônia, os governos parecem estar prontos para fazer mudanças reais e garantir que as pessoas possam viver em harmonia com a floresta.

O novo governo brasileiro reduziu o desmatamento em mais de 60% no mês de julho em comparação com o ano anterior, mas isso ainda não é suficiente: só conseguiremos evitar uma catástrofe se outros países unirem esforços para proteger a floresta. Por isso, a Avaaz está organizando a maior campanha de todos os tempos em defesa da Amazônia para pressionar nossos líderes a agirem: graças, em parte, ao financiamento de membros da Avaaz, comunidades indígenas de toda a Amazônia estão a caminho das negociações para lutar pelo nosso planeta. Ao todo, 9,1 milhões de membros da Avaaz estão nos apoiando ao redor do mundo.

A Cúpula da Amazônia pode dar início ao maior esforço regional da história para proteger a floresta e, em última instância, para salvá-la. Mas precisamos do apoio de pessoas de todos os cantos para enfrentar os madeireiros e fazendeiros, e impedir o colapso do ecossistema. Por isso, adicione seu nome à Declaração dos Povos agora, e eu levarei nosso apelo diretamente aos governantes amazônicos durante o encontro.

JUNTE-SE À DECLARAÇÃO DOS POVOS PARA SALVAR A AMAZÔNIA

Já vi essa comunidade se unir várias vezes para ajudar a proteger a floresta. Ao lado de aliados, e de nós, povos indígenas, a Avaaz lutou por proteções importantes à floresta, aos direitos dos povos indígenas e contra políticas terríveis. Agora, a Cúpula da Amazônia pode ser uma oportunidade para acelerar as proteções que a floresta tanto precisa e reconhecer meu povo e outras comunidades indígenas que vivem nela. Vamos conseguir.

Com esperança e determinação,

Txai Suruí
Ativista da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, na Rondônia, norte do Brasil

A Avaaz é uma rede de campanhas globais de 70 milhões de pessoas que se mobiliza para garantir que os valores e visões da sociedade civil global influenciem questões políticas nacionais e internacionais. (“Avaaz” significa “voz” e “canção” em várias línguas). Membros da Avaaz vivem em todos os países do planeta e a nossa equipe está espalhada em 18 países de 6 continentes, operando em 17 línguas. Saiba mais sobre as nossas campanhas aqui, nos siga no Facebook ou Twitter.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.