Home » Atualidade » Local » Centenário do núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes
Centenário do núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes

Centenário do núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes

Foi lançado no sábado (23 / 16h00), no edifício do ex-banco de Portugal (perto do Jardim Luís de Camões) o livro de evocação do centenário do Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes, escrito por Acácio de Sousa e Ley Garcia.

Depois da apresentação do livro, foi inaugurada a exposição de pintura do Leiriense, Sousa Lopes, que retratou a guerra em quadros.

Sobre o livro

A Liga dos Combatentes, ao perfazer 100 anos de existência, ostenta um valor incomum pela causa que lhe deu origem e sempre defendeu até hoje, ao honrar e apoiar todos aqueles que, em missões de conflito, responderam à chamada da Pátria.

Leiria esteve desde a 1ª hora neste labor, coincidindo, assim, o centenário da Liga com o centenário do seu Núcleo, em Leiria. Esta é a razão pela qual foi entendido pela atual direção em assinalar 100 anos de trabalho árduo, muitas vezes com dificuldades inesperadas, mas que sempre foram sendo superadas graças à abnegação voluntariosa das direções e órgãos sociais, mas também de todos os voluntários e associados que sempre disseram presente em qualquer momento que a Liga ou o Núcleo de Leiria os chamou.

Para além de outras iniciativas notáveis no que toca à reflexão e significado da Instituição, ou às grandes referências que a modelam, numa permanente agregação de vontades e de salutares convívios, também foi entendido fazer o registo da memória da fundação do Núcleo, originalmente, a Agência de Leiria da Liga dos Combatentes da Grande Guerra, com os principais momentos de evolução após os tempos referentes a esse primeiro grande conflito mundial, tendo em vista outras épocas em que as nossas Forças Armadas e de Segurança foram chamadas a outros teatros de operações.

É esta publicação uma nota rigorosa do que tem sido a Liga dos Combatentes em Leiria e não a sua História exaustiva. Ela tem por objetivo constituir um registo do que foi a história do Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes nestes 100 anos, assim como deixar algumas reflexões que contribuam para garantir a perenidade da Liga dos Combatentes.

Assim, esta publicação foi organizada em duas partes fundamentais. A primeira parte é o fruto de uma investigação da história deste Núcleo realizada por um dos autores, Acácio de Sousa, onde se descreve a história do mesmo fazendo a análise do seu enquadramento social e político ao longo do tempo. A segunda parte é a descrição das principais atividades do Núcleo, por parte do outro autor, Ley Garcia, que foi presidente da direção deste Núcleo durante sete anos, baseada numa pesquisa da documentação existente realizada, entre 2012 e 2014, pelo Secretário da Direção (2010-2016), João Barbas, e pelos apontamentos mais recentes existentes no Núcleo, como artigos escritos para os jornais e relatórios anuais de atividades.

Na 1ª parte desta publicação dissecam-se as origens, detetando uma organização com grandes exemplos de hombridade, mas também algumas fraquezas bem humanas. Vale quem empenhou o seu esforço e ora com encontros, ora com desencontros, a obra fez-se. É a verdade dos tempos que se quer, porque se quer honrar a memória de quem lutou quando foi chamado a arriscar a vida, como de quem lutou na construção da Liga dos Combatentes e do Núcleo de Leiria. Nestes todos temos os sócios Combatentes e as outras categorias de associados que estatutariamente também sempre enriqueceram a mesma.

Muito em particular para estas pesquisas, o trabalho de apoio, tanto do presidente do Núcleo, Coronel Norberto Serra, como do Tenente-coronel Ley Garcia, como ainda do Sargento-ajudante João Barbas foram imprescindíveis. Como coautor deste trabalho, de presença não diária no Núcleo, Acácio Sousa, deixo-lhes o meu agradecimento, assim como a todos aqueles que estiveram sempre disponíveis, sem esquecer a Sr.ª Dona Fernanda Simões, o principal elemento de apoio às direções do Núcleo.

Na 2ª parte desta publicação, são descritas as atividades mais significativas realizadas pelo Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes nestes 100 anos, sendo que a maior parte dos registos existentes abrangem as duas últimas décadas.

Nesta parte, a intenção é descrever os factos registados, e até vividos na primeira pessoa pelo autor, no trabalho e no convívio, com os outros elementos das Direções e demais Órgãos Sociais, com os voluntários, com os Combatentes e outros associados e familiares.

Sente que teve a oportunidade de aprender muito mais sobre a Grande Guerra, sobre a Guerra Colonial e, sobretudo, sobre os Combatentes. Desta forma aprendeu a admirá-los e a respeitá-los pelos valores que possuíam e possuem: coragem, espírito de sacrifício, abnegação, sentido do dever, disciplina, zelo pelo serviço, camaradagem, etc. Mas aprendeu a admirá-los não só pelo que fizeram pela Pátria ao serviço das Forças Armadas ou das Forças de Segurança, mas também pelo que fizeram pelo país com o seu trabalho nos campos, no mar, nas fábricas etc. E também ganhou maior admiração pelas mulheres que tiveram de trabalhar, ainda mais, durante a ausência dos Combatentes na guerra e que muito contribuíam para que Portugal tivesse tido um grande desenvolvimento no pós 25 de abril de 1974.

Por isto, embora aqui se volte a fazer uma breve referência à fundação do Núcleo e se descrevam, de uma forma muito geral, as atividades culturais e recreativas desenvolvidas pelo mesmo, a principal preocupação foi registar as atividades que melhor contribuem para dignificar os Combatentes e reconhecer o que fizeram ao serviço da Pátria, como sejam as homenagens aos Combatentes, materializadas através da construção de monumentos, memoriais, talhões e ossários de Combatentes.

Pela importância que tem e por ser um dos principais objetivos da Liga dos Combatentes, também se dá enfoque às atividades de apoio material, social, médico e psicológico prestados por este Núcleo.
Em cada uma das partes desta publicação tecem-se algumas reflexões, à laia de conclusão, sobre o que foi a história do Núcleo e, ainda, algumas reflexões sobre o que pode contribuir para garantir a atividade e a continuidade da Liga dos Combatentes.

Os autores

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.