Home » Gastro & Vinhos » Chocolate: Mercado nacional vale 200 milhões de euros

Chocolate: Mercado nacional vale 200 milhões de euros

O setor nacional do chocolate tem verificado um crescimento continuado e apesar do atual período de crise económica global. As vendas em 2013 registaram um aumento de 4% face ao período
homólogo.

Para além do consumo, também a produção nacional de chocolate tem acompanhado esta prestação positiva. Este cenário de crescimento de consumo e produção, permite projetar que se irão manter estes dados positivos, pese embora as previsões de brokers internacionais, quanto à variação do preço por quilo da Manteiga de Cacau.

Entre 2013 e 2015, irá rondar os 90% e o valor estipulado em 2013 de 3,26€/quilo relativo à Manteiga de Cacau quase duplicará no próximo ano. Em igual período,prevê-se que o Licor de Cacau sofra uma variação de superior a 30%. No entanto, a indústria continua a investir e a fomentar o consumo do chocolate.

“A quebra na produção de cacau nas explorações africanas, o problema das pragas, a instabilidade política na Costa do Marfim, um dos maiores produtores mundiais, o facto de alguns agricultores optarem por outras colheitas e o aumento do consumo de chocolate a nível global, podem ser apontados como alguns dos fatores responsáveis pela variação no preço do cacau, mas esta situação tenderá a normalizar-se a curto médio prazo”, comenta Manuel Barata Simões, Secretário-Geral da Associação dos Industriais de Chocolate e Confeitaria

O mesmo responsável acrescenta ainda que “a conjuntura que vivemos, obriga a que haja necessariamente um esforço conjugado dos vários operadores do mercado, indústria e distribuição, para combater este cenário.

De acordo com as últimas estatísticas, o setor vale atualmente cerca de 200 milhões em Portugal, um número muito positivo para a economia portuguesa, apesar do aumento do preço das matérias-primas e da taxa de IVA a 23% que incide sobre o alimento chocolate em Portugal”.

À semelhança dos outros anos, é expectável que o consumo do Chocolate aumente na época Natalícia, promovendo a revitalização da indústria.

Sobre a ACHOC – Associação dos Industriais de Chocolates e Confeitaria

A ACHOC é uma Associação sem fins lucrativos que congrega os produtores de chocolates e de outros produtos a partir do cacau, bem como o de outros alimentos edulcorados incluindo confeitaria, e que os comercializem diretamente ou por intermédio de terceiros no território português. A nível nacional a ACHOC integra e participa na ação da FIPA, federação da indústria dos produtos alimentares. A nível internacional integra a CAOBISCO, federação europeia que congrega a indústria das bolachas, do chocolate e confeitaria. www.achoc.pt

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.