Home » Atualidade » Internacional » Cimeira One Ocean debateu o Turismo na Economia Azul
Cimeira One Ocean debateu o Turismo na Economia Azul

Cimeira One Ocean debateu o Turismo na Economia Azul

A Cimeira “One Ocean”, organizada esta semana pela Presidência francesa, destacou o papel central do turismo no avanço da economia azul. A Organização Mundial de Turismo (OMT) presidiu a uma sessão especial, que reunia um painel de chefes de Estado.

A sessão sobre “Turismo na economia azul”, organizada em conjunto com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a França, contou com representantes de alto nível que destacaram como a implementação de uma economia azul pode ajudar a combater as ameaças de mudanças climáticas, poluição plástica e superexploração de Recursos. Ao mesmo tempo, o painel, que representou Colômbia, Quênia, Seychelles e Palau, deixou claro que uma abordagem mais focada em sustentabilidade pode ajudar a oferecer atividades turísticas mais competitivas e inclusivas.

Atualmente, o turismo representa 40% da economia azul, a maior fatia no valor das exportações, segundo a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). A retoma do turismo mundial e a recuperação dos impactos da pandemia representam uma oportunidade para o setor apoiar a transformação dos destinos costeiros e marinhos para modelos mais sustentáveis ​​e resilientes, apoiados na proteção dos oceanos e seu uso responsável.

Representantes de empresas e organizações do setor, como a Accor, ClubMed, Costa Cruzeiros, Iberostar Group, PONANT, TUI Group e Blue Climate Initiative, apoiaram os defensores de políticas que priorizam a proteção dos oceanos, assumindo compromissos ousados ​​para combater a poluição plástica por meio de soluções alinhadas com a estrutura proposta pela Iniciativa Global sobre Turismo e Plásticos, que apoia a transição para uma economia circular dos plásticos.

Este workshop foi moderado por Jorge Laguna-Celis, diretor da rede One Planet, e encerrado com um apelo à ação de Brune Poirson, Diretor de Desenvolvimento Sustentável da Accor, para que os atores do turismo se unam ao movimento coletivo em torno da Iniciativa Global sobre Turismo e Plásticos e a Declaração de Glasgow sobre Ação Climática no Turismo. Laguna-Celis declarava que: “A rede One Planet tem o prazer de fazer parceria com o ‘One Ocean’ Summit para alcançar compromissos ambiciosos de empresas e governos de turismo. O setor de turismo pode ser um vetor de educação e prevenção da poluição plástica e uma fonte de recuperação sustentável da pandemia, além de gerar uma renda decente para milhões de pessoas”.

OMT / CS

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.