Home » Gastro & Vinhos » Vinhos » Conhecer processo de certificação dos vinhos Verdes
Conhecer processo de certificação dos vinhos Verdes

Conhecer processo de certificação dos vinhos Verdes

O Laboratório da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) abre portas a 14 de Novembro, para visitas no âmbito da 5ª edição do Lab Verde Open Day, criado para dar a conhecer os processos de análise laboratorial e, em particular a componente sensorial, envolvidos na certificação de vinhos daquela instituição, que regista um volume de mais de 3 mil pedidos de análise para certificação na Região dos Vinhos Verdes por ano.

O programa consiste numa apresentação dos requisitos para certificação, assim como a explicação de todos os passos do controlo de qualidade e de confidencialidade das amostras entregues para análise. Os participantes podem ainda experimentar a análise sensorial em contexto real, numa prova cega realizada na Câmara de Provas da CVRVV, seguindo todos os procedimentos oficiais da análise e avaliação dos vinhos.

O Laboratório da CVRVV recebe cerca de 10 mil amostras para análise por ano, entre certificação de vinhos da Região Demarcada dos Vinhos Verdes e prestação de serviços a outras Regiões Demarcadas, empresas e instituições.

“Com esta iniciativa pretendemos desmistificar o processo de análise inerente à certificação mostrando em contexto real como se processam todos os passos. Sobretudo, abrimos portas para explicar que é um processo rigoroso, sujeito a diversas avaliações de conformidade impostas pela regulamentação em vigor”, destaca Patrícia Porto, Responsável pelo Laboratório da CVRVV.

Dada a afluência de inscrições para 14 de Novembro, foi aberta uma nova visita para dia 20 do mesmo mês. A inscrição é gratuita mas obrigatória, estando limitada a um número máximo de participantes.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.