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Crescem as reclamações contra o setor bancário

Crescem as reclamações contra o setor bancário

O setor bancário, regista um um crescimento das reclamações na ordem dos 35%, em relação ao mesmo período de 2022. Segundo o Portal da Queixa, os problemas relacionados com o crédito à habitação e as dificuldades no contacto com as entidades bancárias, correspondem a 37% das ocorrências contra o setor.

De janeiro a outubro deste ano, os consumidores apresentaram no Portal da Queixa cerca de seis mil reclamações dirigidas ao setor bancário, um crescimento muito significativo, na comparação com o mesmo período de 2022. A CGD lidera o maior volume de queixas.

Como se verifica por estes dados, estão a aumentar as reclamações dos portugueses contra os serviços prestados pela banca. Numa altura em que aquele setor vive dias desafiantes impostos pela inflação que veio fazer disparar as taxas de juros.

Do dia 1 de janeiro até ao dia 1 de outubro, os bancos portugueses foram alvo de 5.644 reclamações, um aumento na ordem dos 35%, em comparação com o período homólogo de 2022, que contabilizou 4.196 queixas.

Entre os principais motivos de reclamação estiveram motivos relacionados com falhas no apoio ao cliente, a gerar 19% das queixas. Os clientes denunciam dificuldades em comunicar com a entidade bancária através dos canais disponíveis para o efeito.

Dos temas mais complexos os que mais preocupa a vida de tantos portugueses, refere-se ao crédito à habitação, no que tem a ver com a revisão, renegociação ou amortização, com 18% das reclamações recebidas, motivo que disparou 86%, em relação ao ano passado.

A motivar 15% das ocorrências recebidas, estão casos de reembolso, onde os clientes reportam a demora valores cobrados indevidamente da conta. Já os problemas com a aplicação dos bancos – app e internet banking – pesam 14% das queixas. Na origem de 6% das reclamações estão contas/cartão de crédito bloqueados, os clientes alegam não conseguir utilizar a conta e cartão de crédito devido a um bloqueio imposto pelo banco.

Relativamente às entidades bancárias com maior volume de reclamações recebidas, lidera o top5 a Caixa Geral de Depósitos (CGD) com 26%, segue-se o ActivoBank que recolhe 15% das queixas. Em terceiro, com 11% está o Millennium BCP; segue-se o Santander (9%) e o Banco de Portugal a recolher 7% das reclamações deste ano.

No que se refere aos bancos com mais queixas relacionadas com o tema Crédito à Habitação, a análise aferiu que no pódio continua a CGD (21%); o Santander (15%); segue-se o Millennium BCP (13%); o ActivoBank (12%) e o Novo Banco (7%).

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