Home » Economia » Emprego » Desemprego registou quinto aumento em Novembro
Desemprego registou quinto aumento em Novembro

Desemprego registou quinto aumento em Novembro

A Randstad acaba de publicar a sua análise aos dados estatísticos do Instituto Nacional de Estatística (INE), do Serviço Público do Emprego Nacional (IEFP) e da segurança social, relativos ao mês de novembro.

Segundo os dados do INE, o mês de novembro registou um aumento no número de indivíduos empregados face ao mês anterior em 9.400 pessoas, isto é, mais 0,2%. Também a população ativa assistiu a um aumento de 5.700 pessoas, que se deveu ao facto o aumento na população empregada ter sido superior ao decréscimo da população desempregada (em termos absolutos), em -3.800 pessoas relativamente ao mês de outubro. A taxa de desemprego manteve-se, em relação ao mês anterior, situando-se nos 6,6% pelo terceiro mês consecutivo.

Em termos de género, a análise mostra que, no mês de novembro, 6.500 mulheres deixaram de estar em situação de desemprego e 2.700 homens passaram a estar desempregados. Relativamente à faixa etária, foi registada uma diminuição do desemprego nos adultos (dos 25 aos 74 anos), com uma redução de 13.400 indivíduos desempregados em relação ao mês anterior. Verificou-se um aumento no grupo dos jovens, dos 16 aos 24 anos, com 9.600 pessoas desempregadas a mais.

A análise interanual revela que a população ativa teve um aumento de 98.700 pessoas, alcançando os 5.303.700 ativos, resultado do aumento tanto da população empregada, em 87.300 pessoas, como da população desempregada, que cresceu em 11.400 pessoas, estimando-se o total de desempregados em 348.500 pessoas, segundo os dados do INE..

Por outro lado, os dados do IEFP mostram que o comportamento mensal foi crescente para os pedidos de emprego, que aumentaram em 2,8%, e também para o número de desempregados registados, onde foi verificado um crescimento em 3,0% relativamente ao mês anterior. Também o comportamento interanual demonstrou um crescimento nos pedidos de emprego, em 1,2%, e no número de pessoas desempregadas, em 5,3%.

Estes dados evidenciam ainda que comparativamente ao mês anterior, verificou-se um aumento do desemprego no Algarve (+7.662 pessoas, ou seja, 62,7%), no Alentejo (+1.022 pessoas, isto é, +6,8%) e no Norte (+925 pessoas, que se traduz em 62,7%). Em termos homólogos, foi registado um acréscimo em quase todas as regiões do país, sendo o mais intenso na Região Norte (+8.097 pessoas, isto é, +7,1%).

“Os dados registados do IEFP mostram-nos que o número de pessoas desempregadas continua a aumentar pelo quinto mês consecutivo, sendo o maior aumento num mês de novembro desde 2011. De salientar que a grande maioria dos desempregados registados são aqueles que têm níveis de escolaridade mais baixos (87,4% têm, no máximo, o ensino secundário completo) e isto deve constituir um alerta para que cada vez mais se apostem em programas de conversão e reconversão de competências, promovendo também a empregabilidade destes grupos, comenta Isabel Roseiro, diretora de marketing da Randstad Portugal. “Estas análises pormenorizadas são preciosas porque nos permitem perceber as características das pessoas nesta situação e, desta forma, poder melhorar a empregabilidade e fornecer soluções ajustadas de acordo com as tendências e necessidades do mercado e dos colaboradores”, acrescenta.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.