Home » Atualidade » Nacional » Equipas especializadas reforçam resposta à pandemia
Equipas especializadas reforçam resposta à pandemia

Equipas especializadas reforçam resposta à pandemia

Portugal conta atualmente com 496 equipas constituídas por Bombeiros Voluntários, especializadas, num reforço às operações de apoio, na área da saúde pública e resposta à pandemia COVID-19.

Na Região Norte estão criadas 135 equipas especializadas, na Região Centro 169 equipas, na Região de Lisboa e Vale do Tejo 108 equipas, no Alentejo 63 equipas e no Algarve 21 equipas.

Estas equipas constituidas em todos os distritos do território continental, criadas por despacho da Secretária de Estado da Administração Interna, datado do passado mês de novembro, intervêm no apoio, socorro e transporte de doentes, através da afetação permanente de uma ambulância de socorro e respetiva tripulação, 24 horas por dia e 7 dias por semana.

O Decreto que regulamentou o Estado de Emergência, de 14 de janeiro, veio também determinar a operacionalização deste dispositivo permanente, alargando a sua atuação à assistência às operações no âmbito do plano de vacinação contra a COVID -19.

Esta medida implica o pagamento, às Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários (AHBV), de um valor diário de 85 euros por cada veículo, suportado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. O pagamento corresponde a um valor mensal de cerca de 1,3 milhões de euros.

O Ministério da Administração Interna reforça assim, através da criação destas equipas especializadas, a resposta operacional dos corpos de bombeiros perante o agravamento da situação epidemiológica e fortalece a capacidade financeira das AHBV.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.