Home » Desporto » Competições » Europeu de Triatlo fechou com chave de ouro em Lisboa
Europeu de Triatlo fechou com chave de ouro em Lisboa
Europeu de Triatlo fechou com chave de ouro em Lisboa

Europeu de Triatlo fechou com chave de ouro em Lisboa

O Campeonato da Europa de Triatlo “Médis 2016 Lisbon ETU European Championship” que decorreu na capital portuguesa este fim de semana, terminou em festa, com a participação de cerca de 2000 atletas e milhares de pessoas a assistir, nos percursos pelas áreas circundantes do MEO Arena, no Parque das Nações.

No sábado, o triatlista Javier Gomez Noya, foi o vencedor da prova de Elite masculina, somando aos cinco títulos mundiais do seu palmarés pessoal, o quarto título europeu. No domingo, depois das medalhas nos Age Groups, foram os juniores portugueses a deixar boas indicações, numa prova ganha pela Grã-Bretanha, com Espanha e Alemanha a conseguirem a segunda e terceira posições.

Este europeu saldou-se pelo sucesso organizativo e desportivo, com Portugal a mostrar algumas das cartas do seu futuro, com duas equipas de estafetas juniores a darem luta às potências mundiais e os Age Groups a conquistar mais sete medalhas, num total de 9 galardões no Europeu.

Individualmente, Katarina Larsson destacou-se, somando mais um título europeu de Age Groups 30-34 anos, distância olímpica, àquele que já havia conquistado, sexta-feira, na prova “sprint” também de Age Groups. Feito seguido de perto pelo veterano Miguel Fragoso, que repetiu o bronze no escalão de 50-54 anos.

“Sonhava conseguir mais uma medalha, mas outro ouro?…nunca pensei!”, assumiu efusivamente a atleta nascida na Suécia.

Destaque também para os títulos europeus de Diogo Nóbrega (18-19 anos), Márcio Neves (30-34) e para as medalhas de bronze de Rodrigo Baltazar (35-39), Carlos Cabrita (60-64) e Maria Medeiro (18-19), também na prova de Age Groups standard de domingo.

Na estafeta mista de elites, prova em que Portugal esteve ausente pela baixa de Melanie Santos, a contas com um ligeiro síndrome gástrico, a Grã-Bretanha mostrou, mais uma vez, porque é uma das potências mundiais da modalidade. Os britânicos conquistaram o ouro graças ao esforço da campeã da Europa India Lee, de Grant Sheldon, Thomas Bishop e Lucy Hall, face a uma Rússia que se apresentou na máxima força com os dois irmãos Polyanskiy, Dmitry e Igor, Alexandra Razarenova e Mariya Shorets. A Hungria fechou o pódio com Margit Vanek, Szófia Kovacs, Akos Vanek e Tamás Toth.

O campeonato encerrou com a estafeta Open e a corrida Open, provas acessíveis a todos aqueles que se quisessem inscrever, com distâncias “super sprint” (300 metros de natação, 8 km de ciclismo e 2 km de corrida a pé) e que reuniram cerca de uma centena de entusiásticos amadores. No fundo, as duas provas que incorporam o lema desta competição: “Triatlo para Todos”.

Para Fernando Feijão, presidente da Federação de Triatlo de Portugal, este foi também um desafio pessoal “superado”:

“Foi um dos maiores desafios que enfrentei em 60 anos de vida mas penso que foi superado com distinção. Só tenho de agradecer a toda a estrutura da Federação, mas também a todos os voluntários e patrocinadores que nos ajudaram a colocar este evento monumental de pé. E tivemos a recompensa através do reconhecimento do público que encheu o MEO Arena e ‘empurrou’ os atletas para a meta. Conseguimos cumprir o desafio de fazer esta enorme festa e estamos todos de parabéns.”

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.