Home » Economia » Negócios » Inflação: Preço do Café ultrapassa a barreira técnica
Inflação: Preço do Café ultrapassa a barreira técnica

Inflação: Preço do Café ultrapassa a barreira técnica

O preço do café cotado pela Intercontinental Exchange (ICE) registou na última semana 197$, tendo ultrapassado a barreira dos 195$ por saca. Nas últimas duas semanas, o preço não conseguiu fechar acima desta primeira resistência técnica. No entanto, assistimos agora a uma força compradora com potencial para romper esta zona de resistência.

Caso o preço atinja os 205$ por saca, poderá haver espaço para mais um forte aumento dos preços, o que levaria a uma valorização do café que poderia chegar aos 220$ por saca. Caso este cenário se verifique, o café arábica poderá atingir um preço de quase 50% mais elevado do que os preços negociados no final de setembro.

Inflação: Preço do Café ultrapassa a barreira técnica

Esta volatilidade é explicada pelo facto de os stocks cotados na ICE terem vindo a aumentar a um ritmo muito mais lento do que aquilo que era esperado, depois de terem quase atingido os mínimos históricos em novembro. Esta tendência indica problemas graves de oferta que, caso se continue a verificar, poderá levar a novas subidas dos preços do café.

Em causa está uma nova legislação relacionada com a certificação do café que entrou em vigor no início do mês. Até aí, o café que permanecia demasiado tempo nos armazéns poderia receber uma “penalização por antiguidade”. Isto levava os comerciantes a introduzir várias vezes os mesmos stocks, de modo a evitar a perda das despesas associadas à produção de café.

No entanto, desde o dia 1 de dezembro, uma nova legislação veio proibir que os mesmos stocks fossem vendidos múltiplas vezes. Por este motivo, vários agentes optaram por reduzir as quantidades disponibilizadas, por modo a evitar penalizações, resultando numa forte quebra dos inventários.

Fonte: XTB

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.