Home » Ciência & Tecno » Investigações inovadoras das universidades portuguesas

Investigações inovadoras das universidades portuguesas

Um sistema de navegação para cegos, uma plataforma online desenvolvida para o tratamento de doentes afásicos, um sistema de identificação e potencial localização de células cancerígenas, via axilas, um sistema modular de estimulação elétrica para reabilitação motora; um software que auxilia músicos na manipulação de sinais áudio em contextos criativos; e uma plataforma para desenvolver circuitos integrados com tecnologias a-GIZO TFT.

Estes são os seis projetos desenvolvidos em universidades portuguesas que vão disputar o pódio no concurso de ideias Fraunhofer Portugal Challenge 2014 na próxima quarta-feira, dia 29 de Outubro, a partir das 14h00, na Fraunhofer Portugal, sita no UPTEC.

Os seis finalistas já foram encontrados e no próximo dia 29 de Outubro, vão ser eleitas as ideias de investigação mais inovadoras do país, nas categorias de Mestrado e Doutoramento. O júri é constituído por um painel de especialistas convidados, entre os quais o Vereador da Inovação e Ambiente da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo, e representantes de instituições como João Ferreira, da FEUP, e empresas de referência como Marco Marques, da Bosch, e José Oliveira, da Vodafone Portugal.

Organizado desde 2010, o Fraunhofer Portugal Challenge procura encorajar a cooperação entre a indústria e a comunidade científica, motivando e premiando a investigação de utilidade prática através da atribuição de um prémio a estudantes e investigadores que melhor contribuam para a filosofia que sustenta a visão do Fraunhofer AICOS: ‘Alargar o Âmbito da Sociedade da Informação e Conhecimento’, bem como a sua missão de criar ‘Tecnologia Notável, Fácil de Usar’. As ideias a concurso são baseadas em teses de Mestrado ou Doutoramento e contemplam uma vertente prática, ou seja, são orientadas para o mercado, com aplicabilidade na indústria ou no quotidiano da vida das pessoas.

Anualmente, são distinguidas as melhores ideias nas áreas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), multimédia e ciências relacionadas. O concurso envolve duas categorias, Mestrado e Doutoramento, sendo premiados três finalistas em cada uma delas, seis no total.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.