Home » Sociedade » Iniciativas » Motociclistas levam centenas de √°rvores na bagagem
Motociclistas levam centenas de √°rvores na bagagem

Motociclistas levam centenas de √°rvores na bagagem

Milhares de √°rvores aut√≥ctones foram plantadas nos √ļltimos anos pelos motociclistas que participam no Portugal de L√©s-a-L√©s Off-Road, numa iniciativa que visa apoiar uma refloresta√ß√£o mais adequada do territ√≥rio nacional.

Este projeto pretende alertar para a necessidade de revitaliza√ß√£o da floresta portuguesa, extremamente flagelada pelos fogos, e de o fazer da forma mais correta, apostando na sensibiliza√ß√£o das popula√ß√Ķes por onde passa a caravana. Sobretudo os mais jovens, que acolhem com entusiasmo a entrega e planta√ß√£o de novas √°rvores junto a estabelecimentos escolares, espa√ßos p√ļblicos, e das muitas que se pretendem sejam plantadas nos seus concelhos.

Desta feita, paralelamente à 8.ª edição do evento mototurístico organizado pela Federação de Motociclismo de Portugal, entre 1 e 4 de outubro, vai decorrer a 5.ª Campanha Reflorestar Portugal de Lés-a-Lés. Ação de sensibilização que levará centenas de árvores às crianças e jovens dos concelhos atravessados por este evento turístico, sem fins competitivos, acompanhadas de uma banda desenhada explicativa das vantagens das espécies autóctones.

Assim, ainda antes do arranque do 8.¬™ Portugal de L√©s-a-L√©s Off-Road, na tarde de 29 setembro, a partir das 14 horas, o Parque da Cidade de Penafiel ser√° alvo de grande anima√ß√£o, com a presen√ßa de cerca de uma centena alunos do 1.¬ļ ciclo do ensino b√°sico. Acompanhados por professores e assistentes operacionais, os petizes ajudar√£o a plantar 2 amieiros, 2 freixos e 6 tramazeiras, ouvindo uma animada explica√ß√£o sobre as vantagens das esp√©cies aut√≥ctones. Experi√™ncia que se repetir√° nos dias seguintes, aquando das paragens na Figueira da Foz, Estremoz e Portim√£o, pontos de chegada de cada uma das tr√™s etapas, a rondar os 300 quil√≥metros.

Dias plenos de descoberta e animação, por alguns dos mais bonitos trilhos em fora de estrada, entre vinhas e olivais, soutos e carvalhais, por serras e vales, com paragens em miradouros desconhecidos para apreciar paisagens de cortar a respiração. Percurso que contará ainda com algumas travessias a vau, num desafio que, longe de ser uma corrida, junta aventura e superação, camaradagem e diversão e é aberto a motos trail, de todas as marcas e cilindradas, tamanhos e feitios.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.