Home » Máquinas & Motores » Nissan IDS de condução autónoma apresentado em Tókio

Nissan IDS de condução autónoma apresentado em Tókio

O “Nissan IDS”, o protótipo apresentado no Salão Automóvel de Tóquio 2015, representa segundo a visão da marca, o futuro da condução autónoma e dos veículos elétricos de emissões zero.

A “NID – Nissan Intelligent Drive” designa o conceito abrangente desenvolvido pela Nissan em tecnologia de condução autónoma e representa aquilo em que a marca acredita que os veículos da próxima geração se devem tornar.

“A Condução Inteligente Nissan melhora a capacidade de um condutor para ver, pensar e reagir. Compensa o erro humano, que provoca mais de 90 por cento de todos os acidentes de viação. Consequentemente, o tempo passado atrás do volante é mais seguro, limpo, mais eficiente e mais divertido”, afirma Carlos Ghosn, Presidente e CEO da Nissan.

Alguns compararam um futuro com condução autónoma com viver num mundo de cintos transportadores que simplesmente levam as pessoas do ponto A ao ponto B, mas o Nissan IDS promete uma visão muito diferente do amanhã. Mesmo quando o condutor seleciona o modo de condução autónoma e entrega a condução ao veículo, o desempenho do automóvel desde acelerar a travar e até mesmo, a curvar imita as preferências e o estilo próprio do condutor.

No modo de condução manual, o condutor assume o controlo, a aceleração em linha reta e as curvas tornam-se pessoais e revigorantes. Ainda assim, nos bastidores, o Nissan IDS continua atento para prestar uma eventual assistência. Os sensores monitorizam constantemente as condições de condução e está disponível para ajudar o condutor a obter a melhor resposta ao seu controlo. Na eventualidade de perigo eminente, o Nissan IDS irá assistir o condutor a executar uma ação evasiva.

Além de aprender, a IA do Nissan IDS comunica como um parceiro atento. Desde informação sobre as condições de trânsito, até à agenda do condutor e a interesses pessoais, o Nissan IDS tem o que é necessário para ajudar a criar uma experiência de condução mais confortável, agradável e segura.

“Um ponto-chave na base do Nissan IDS é a comunicação. Para que a condução autónoma se torne real temos de considerar não apenas a comunicação entre o automóvel e o condutor mas também entre o automóvel e as pessoas. O design do Nissan IDS incorpora a visão de condução autónoma da Nissan expressa na frase Juntos Conduzimos”, afirma Mitsunori Morita, Diretor de Design da marca.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.