Home » Agenda » Iniciativas Culturais » Poesia na Amadora para celebrar os 50 anos de Abril
Poesia na Amadora para celebrar os 50 anos de Abril

Poesia na Amadora para celebrar os 50 anos de Abril

Quando se celebram os 50 anos do 25 de Abril, o Município da Amadora inclui nas comemorações, um dia dedicado à poesia – o “Poesia sai à rua”. O evento acontece no dia 23 de março, das 15h30 às 19h30, no Auditório Rogério Rodrigues da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos.

O sábado começará com a mesa «Os canalhas odeiam a poesia: A arte poética no Estado Novo», em que Maria do Rosário Pedreira e Manuela Alberto Valente conversam sobre a força da poesia em tempos de censura, numa exploração dos versos que escaparam ao lápis azul.

Depois desta sessão, a música de intervenção e o papel da arte na criação de um mundo melhor são objetos de debate de Joaquim Vieira e José Fanha, na mesa «A cantiga é uma arma: música de intervenção».

A poeta Francisca Camelo fará o exercício poético de revisitar alguns dos seus trabalhos como se estivesse em pleno Estado Novo, em conversa com Maria João Costa. Por fim, o dia terminará com uma performance do Poeta da Cidade (Pedro Freitas).

Sessão: Os canalhas odeiam poesia: A arte poética no Estado Novo, com Manuel Alberto Valente e Maria do Rosário Pedreira, moderação Maria João Costa |15h30-16h30

Sinopse: Uma conversa sobre a força da poesia em tempos de censura. Exploração dos versos que escaparam ao lápis azul e na sua contribuição para o fim do Estado Novo.

Sessão: A cantiga é uma arma: música de intervenção, com Joaquim Vieira e José Fanha, moderação Hélder Gomes | 16h30-17h30

Sinopse: Pode ser a música uma arma de transformação política? No ano em que se celebram os 50 anos do 25 de Abril, juntamo-nos para debater o papel da arte na criação de um mundo melhor.

Sessão: Outrora agora, com Francisca Camelo, moderação Maria João Costa | 17h30-18h30

Sinopse: Exercício poético. Um poeta é convidado a revisitar alguns dos seus trabalhos como se estivesse em pleno Estado Novo. Quais as alterações seriam impostas pela censura? Uma conversa sobre este trabalho, com a apresentação dos textos (versão antiga e atual).

Sessão: Performance, com o Poeta da Cidade Pedro Freitas |19h00-19h30

Ainda esta semana, e também no âmbito do programa comemorativo dos 50 anos da Revolução de Abril, será inaugurada, na Bedeteca, piso 2 desta biblioteca municipal, no dia 22 de março (sexta-feira), pelas 18h30, a exposição “Só há liberdade a sério”, com a curadoria de Sara Figueiredo Costa. Patente até 30 de setembro de 2024.

Sinopse | “Só há liberdade a sério”

«A banda desenhada tem sido um meio de contar histórias de muitos géneros e sobre uma infinidade de temas. A liberdade – as liberdades asseguradas por direitos consagrados ou ainda à espera de serem conquistados – tem sido um tema frequente na obra de diferentes autores e autoras. Nuns casos, as histórias são de protesto e de luta organizada, noutros, refletem episódios do quotidiano onde a liberdade se mostra ameaçada, umas vezes, e outras se expressa e se expande através de vivências, conversas e afirmações».

Consulte aqui a programação completa das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, no município da Amadora

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.