Portal da Queixa e OLX associam-se no combate ao fraude

Portal da Queixa e OLX associam-se no combate ao fraude

Os fraudes em esquemas digitais ou com recurso a meios digitais, está a crescer de forma exponencial, o que está a originar um muito significativo aumento de queixas de consumidores e vítimas desses esquemas.

Dispostos a inverter esta tendência, o Portal da Queixa e o OLX, com o envolvimento da Associação Começar Hoje, decidiram unir esforços para fazer frente a esse cenário, que faz cada vez mais vítimas.

O principal objetivo desta parceria visa a estreita colaboração, troca de informação e sinergias entre as duas entidades, com o propósito de se criarem mecanismos de aprendizagem que ajudem os consumidores a evitarem este tipo de situações ou a minimizarem o impacto psicológico e económico das mais variadas burlas que tem estado em prática. As queixas mais apresentadas são por fraudes que se verificam através de pagamentos online, esquemas fraudulentos através de SMS, roubos de identidade e dados pessoais, lojas online fictícias, phishing e outros tipos de cibercrimes

Em 2019, o Portal da Queixa recebeu 3.450 reclamações relacionadas com burlas, mais 13% do que em 2018, ano em que pouco ultrapassavam as 3,000. A avaliar pelos números do início deste ano, as ocorrências não dão sinais de abrandar. Em janeiro de 2020, registaram-se 330 reclamações, o que significa um aumento de 19% quando comparadas às 277 verificadas em janeiro do ano passado. Todos os dias o Portal da Queixa recebe, em média, 10 casos relacionados com burlas ou esquemas de fraude que lesam os consumidores.

“Enquanto fundador de uma plataforma digital de grande alcance, sinto o dever cívico de partilhar o meu conhecimento e ajudar outros consumidores como nós, a não serem vítimas de burla”, justificou Pedro Lourenço, CEO e fundador do Portal da Queixa, “…mais do que uma intenção, trata-se de uma parceria cívica e social que convida à luta todos os que não ficam indiferentes a estes fenómenos e aos consequentes perigos diários que representam”.

Uma realidade que, na opinião do responsável do Portal da Queixa, que é também embaixador da Comissão Europeia para os direitos dos consumidores, através da iniciativa #yourEUright, “a atual situação, só poderá ser invertida com a partilha de conhecimento, assente numa estratégia global e com a mobilização de todos na construção desta mudança social”, afirma aquele responsável.

O tema da fraude digital ou com recurso a meios digitais não é novo para o OLX, sendo uma das suas principais preocupações/prioridades não apenas no nosso país como em outros mercados em que atua. Nesse sentido, o OLX realiza periodicamente inquéritos a utilizadores dos diferentes mercados, via app, para aferir a evolução de experiências negativas verificadas na plataforma. No estudo de dezembro de 2019, feito a 1000 utilizadores das mais diversas proveniências, o OLX Portugal obteve o seu melhor resultado desde abril de 2019. Com apenas 9,5% dos inquiridos a referirem ter tido uma má experiência na plataforma, o mercado português foi o que registou o menor índice de fraudes em toda a Europa.

Para Andreia Pacheco, Brand Manager do OLX em Portugal “acreditamos que estes resultados estão diretamente relacionada com o trabalho que a nossa equipa de Segurança e Qualidade tem vindo a fazer, com novas medidas, métodos de trabalho, melhoria da tecnologia e, claro, parcerias como a que acabamos de estabelecer com o Portal da Queixa. Temos já previsto fechar, ainda este ano, mais parcerias com outras entidades muito relevantes no panorama nacional, com intervenção direta no combate a esquemas deste género, que a seu tempo iremos divulgar”.

“Esta é uma das grandes prioridades do OLX Portugal este ano e definimos um plano de ação muito abrangente, no tipo de iniciativas e públicos-alvo, que tem como principal ambição reforçar o nosso estatuto de educadores / pioneiros / formadores nesta temática da transação digital ou com recurso a meios digitais”, conclui a responsável.

A Associação Começar Hoje, entidade sem fins lucrativos que tem como objectivo principal transformar os jovens de hoje nos profissionais e líderes do amanhã, potenciando o seu talento, mostrando-lhes que conseguem chegar longe, associou-se a este projecto desde a primeira hora por reconhecer a importância de capacitar a sociedade no geral, começando pelos jovens, para a utilização consciente e com competência do digital e da internet.

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