Home » Desporto » Atletismo » Portugueses brilharam no TRITON World Series
Portugueses brilharam no TRITON World Series

Portugueses brilharam no TRITON World Series

O TRITON World Series, que se disputou em Portimão contou com a participação de atletas de 17 países. Nos três dias deste circuito internacional de triatlo, foram mais de 250 atletas, entre os quais vários portugueses que brilharam nas diferentes provas e distâncias, conquistando vitórias nas provas short e middle para mulheres e na prova long para homens.

A partir de 2025, inclusive, a prova de Portimão passará a qualificar os top 10 atletas masculinos e femininos para a final mundial do TRITON World Series

O “TRITON 3” é uma prova realizada por etapas, sendo que cada modalidade foi disputada em diferentes dias. Além deste formato, era permitida a participação de qualquer pessoa, em apenas uma ou duas modalidades/dias. Essa configuração teve uma forte adesão por parte de vários atletas, que se destacaram sobretudo nas provas de natação e ciclismo.

O grande destaque competitivo a nível internacional foi Ioannis Drymonakos, nadador olímpico grego que já ganhou sete medalhas europeias e foi sete vezes finalista em competições mundiais. No decorrer da prova evidenciou-se a diversidade de idades entre os participantes, sendo que o atleta mais jovem, com apenas 17 anos, participou na prova de natação, enquanto o atleta mais velho, com 63 anos, completou os três dias na distância média. Por curiosidade, dos participantes cerca de 75% eram do género masculino e 25% feminino.

O TRITON World Series foi também marcado pela sua forte política de Responsabilidade Social Corporativa (CSR) no âmbito da inclusão social, através da participação de atletas com capacidade motora reduzida e da responsabilidade ambiental, uma vez que o evento, em parceria com a Empresa Municipal de Água e Resíduos de Portimão (EMARP), instalou fontes de água potável para atender às necessidades de hidratação dos participantes, que utilizaram copos de silicone, também disponíveis nas estruturas referidas com o objetivo de reforçar o consumo consciente de água potável e a eliminação de plásticos de uso único durante as provas.

A terceira edição do TRITON World Series está prevista para decorrer em março de 2025, em Lisboa. A partir de 2025, a prova irá qualificar os 10 atletas masculinos e femininos melhor classificados para a final mundial do TRITON World Series.

Vencedores da edição de 2023:

Prova TRITON Short – Feminino

Marina Zaborskaya (PT)
Gizela Rakowska (PL)
Helena Ribeiro (PT)
Cora Dorst (NL)
Mariana Duarte (PT)

Prova TRITON Short – Masculino

Marco Costa (ES)
Luis Assunção (BR)
Rúben Fagundes (PT)
Gonçalo Gameiro (PT)
Pedro Coutinho (PT)

Prova TRITON Middle – Feminino

Sara Colaço (PT)
Jeane Abreu (BR)

Prova TRITON Middle – Masculino

José Gutierrez (ES)
David Alfeirão (PT)
Luis Santos (PT)
Francisco Dias (PT)
Bruno Urbano (PT)

Prova TRITON Long – Feminino

Carmen Mueller (CH)
Leticia Lopez (ES)

Prova TRITON Long – Masculino

Bruno Rolim (PT)
João Caçador (PT)
Stefano Silvestre (PT)
Luis Insua (ES)
Diogo Pereira (PT)

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.