Home » Economia » Imobiliário » Portugueses compram casas mais baratas
Portugueses compram casas mais baratas

Portugueses compram casas mais baratas

Segundo o “Relatório trimestral do idealista/crédito à habitação” as famílias residentes em Portugal continuaram a comprar casas mais baratas e a contratar crédito habitação de menor valor no final de 2023, de forma a adaptar-se ao atual contexto marcado pelos elevados preços da habitação, juros e custo de vida.

Já comparando com as transações imobiliárias protagonizadas pelos estrangeiros e emigrantes, verifica-se que as famílias que vivem no país estão a comprar casas por menores valores, mas têm pedido mais dinheiro emprestado à banca, revela o mais recente relatório trimestral do idealista/créditohabitação em Portugal.

O que também salta à vista é que os empréstimos habitação a taxa mista são os mais contratados tanto por portugueses, como por não residentes.

Olhando para os créditos habitação em Portugal formalizados no quarto trimestre de 2023, verifica-se que 35,5% dos contratos destinaram-se à compra da primeira habitação por parte das famílias que vivem no país – uma finalidade ultrapassada pelas transferências de crédito (38% do total). E observou-se ainda que um em cada cinco empréstimos habitação foram contratados por não residentes (emigrantes e estrangeiros), mostram os dados do relatório elaborado pelo idealista/créditohabitação.

Relatório trimestral do idealista / crédito à habitação

Fonte: idealista

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.