Home » Saúde » Pós-graduação em doença inflamatória intestinal
Pós-graduação em doença inflamatória intestinal

Pós-graduação em doença inflamatória intestinal

Os especialistas estimam que existiam cerca de 25 mil doentes em Portugal em 2022. As doenças inflamatórias intestinais – Doença de Crohn, Colite Ulcerosa e Colite não classificada (quando não é possível fazer a distinção entre as duas primeiras) – são doenças crónicas do tubo digestivo, sem cura e imunomediadas. Após diagnóstico, exigem cuidados específicos e requerem cuidados na gestão diária da vida de quem as possui e respetivas famílias. Neste sentido, surge uma nova formação pós-graduada para enfermeiros que lhes permite adquirir e desenvolver competências nesta área de intervenção, em linha com a Nurses – European Crohn’s and Colitis Organisation (N-ECCO).

“Esta pós-graduação nasce de uma necessidade sentida pelos enfermeiros em prestar cuidados especializados às pessoas com doença intestinal inflamatória,” explica Luís Sá, docente da Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem (Porto) da Universidade Católica Portuguesa e co-coordenador desta Pós-graduação. Ao longo desta oferta pós-graduada, o participante vai adquirir conhecimentos atualizados sobre fisiopatologia, diagnóstico e tratamento da DII; desenvolver competências sobre avaliação inicial, elaboração de diagnósticos, intervenções e avaliação final no cuidado à pessoa com DII; conhecer as especificidades da DII em populações especiais; aprofundar conhecimentos sobre a gestão do regime terapêutico nas pessoas com DII; desenvolver competências que contribuem para a gestão dos processos de transição nas pessoas com DII; explicitar os aspetos éticos e jurídicos dos cuidados de enfermagem à pessoa com DII; desenvolver competências de pesquisa e seleção da evidência científica disponível sobre as opções mais efetivas para o bem-estar das pessoas com DII.

Arranca em janeiro de 2024 em formato presencial, o plano formativo alinhado com os conteúdos que a Nurses – European Crohn’s and Colitis Organisation (N-ECCO) defende para que os enfermeiros sejam peritos em Doenças Inflamatórias Intestinais. A Pós-graduação em Cuidados de Enfermagem à pessoa com Doença Inflamatória Intestinal é apoiada pela Janssen Immunology, Pharma Kern, Abbvie e pelo Grupo de Estudo da Doença Inflamatória Intestinal.

Para mais informações visite: fcse.porto.ucp.pt/pt-pt/pos-graduacoes

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.