Home » Atualidade » Europa » Prémio Sakharov 2023 atribuído a Mahsa Amini e ao Movimento Mulher, Vida, Liberdade no Irão
Prémio Sakharov 2023 atribuído a Mahsa Amini e ao Movimento Mulher, Vida, Liberdade no Irão

Prémio Sakharov 2023 atribuído a Mahsa Amini e ao Movimento Mulher, Vida, Liberdade no Irão

O Parlamento Europeu atribuiu esta quinta feira durante a sessão plenária, o Prémio Sakharov 2023 para a Liberdade de Pensamento, a Mahsa Amini e ao Movimento Mulher, Vida, Liberdade no Irão.

A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, anunciou o laureado de 2023 no hemiciclo da sessão plenária de Estrasburgo esta quinta-feira, na sequência de uma decisão da Conferência dos Presidentes do Parlamento (constituída pela Presidente Metsola e líderes dos grupos políticos).

Roberta Metsola declarou: «No dia 16 de setembro assinalámos um ano sobre a morte de Jina Mahsa Amini no Irão. O Parlamento Europeu está do lado dos corajosos, daqueles que desafiam e que continuam a lutar pela igualdade, dignidade e liberdade no Irão. Estamos com aqueles que, mesmo a partir da prisão, continuam a manter vivo o Mulheres, Vida, Liberade. Ao escolhê-los como laureados do Prémio Sakharov 2023 para a Liberdade de Pensamento, esta casa evoca a sua luta e continua a honrar todos os que pagaram o preço mais alto pela liberdade.»

Mahsa Amini era uma jovem curda iraniana, de 22 anos. No dia 13 de setembro de 2022, foi presa pela polícia em Teerão, por alegadamente infringir as rigorosas leis do uso de véu no Irão. Morreu num hospital da capital iraniana três dias depois, após abusos físicos enquanto estava sob custódia.

A sua morte provocou uma onda de protestos liderados por mulheres no Irão. Sob o mote «Mulher, Vida, Liberdade», milhares de pessoas têm protestado contra a lei sobre o uso do hijab e contra outras leis discriminatórias.

Na sequência da brutal repressão destes protestos pelo regime iraniano, o Parlamento Europeu condenou repetidamente a terrível situação dos direitos humanos no país.

Em outubro de 2022, os eurodeputados apelaram à aplicação de sanções contra os funcionários iranianos envolvidos na morte de Mahsa Amini e na repressão do regime, tendo ainda manifestado o seu forte apoio ao movimento pacífico de protesto no Irão. Em janeiro de 2023, os eurodeputados exigiram mais sanções contra o regime iraniano e que a UE incluísse o Corpo dos Guardas da Revolução Islâmica na sua lista de terroristas.

A cerimónia de entrega dos prémios decorre dia 13 de dezembro de 2023, no hemiciclo do Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

Contexto

O Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento é atribuído anualmente pelo Parlamento Europeu. Foi criado em 1988 para homenagear indivíduos e organizações que defendem os direitos humanos e as liberdades fundamentais. Nomeado em homenagem ao físico e dissidente político soviético Andrei Sakharov, tem um valor pecuniário de 50 000 euros.
No ano passado, o Parlamento atribuiu o prémio ao corajoso povo da Ucrânia, representado pelo seu presidente, líderes eleitos e sociedade civil.

Fonte e Texto: Parlamento Europeu

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.