Home » Atualidade » Internacional » Soluções cidadãs inovadoras contra o COVID-19
Soluções cidadãs inovadoras contra o COVID-19
Soluções cidadãs inovadoras contra o COVID-19

Soluções cidadãs inovadoras contra o COVID-19

O Conselho Europeu de Inovação organiza nos próximos dias 24, 25 e 26 de abril, o desafio #EUvsVirus, que procura soluções cidadãs inovadoras contra o COVID-19.

Esta iniciativa que conta com a participação da Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB), coneta a cidadania com instituições e investidores de todo o mundo, para desenvolver soluções inovadoras face aos desafios da pandemia de coronavírus (COVID-19).

A SEGIB organiza os Laboratórios Ibero-Americanos de Inovação Cidadã desde 2012, com edições realizadas no México, Brasil, Colômbia, Argentina e Costa Rica para promover a inovação cidadã nos 22 países da Ibero-América.

Desde então, este projeto tornou-se uma referência mundial e conta atualmente com o apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e da Direção Geral de Cooperação Internacional e Desenvolvimento (DEVCO) da Comissão Europeia, entre outros.

Em reconhecimento, a Secretária-Geral Ibero-Americana, Rebeca Grynspan, foi designada pela Comissão Europeia como Embaixadora Global do hackathon pan-europeu.

Durante o evento, os participantes inscritos, as empresas, universidades, redes e organizações públicas e privadas que queiram oferecer apoio, trabalharão conjuntamente para identificar soluções para problemas de curto prazo relacionados à saúde, vida, continuidade de negócios, ao trabalho e à educação a distância, à coesão política e social e às finanças digitais. Também haverá uma categoria aberta para apresentação de propostas alternativas.

No dia 1º de maio, serão anunciados os projetos ganhadores, que serão incorporados à plataforma do Conselho Europeu de Inovação, que por sua vez garantirá o apoio e o financiamento necessários para que as soluções cheguem a seus beneficiários, como, por exemplo, hospitais.

A Secretaria-Geral Ibero-Americana apoia esta aposta da União Europeia em novas formas de cooperação protagonizadas pela cidadania, promovendo a participação de projetos latino-americanos e, desta forma, contribuindo para intensificar a colaboração entre a União Europeia e a América Latina.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.