Home » Sociedade » Notícia* » Tocha Olímpica assinada pelo Dalai Lama em leilão
Tocha Olímpica assinada pelo Dalai Lama em leilão

Tocha Olímpica assinada pelo Dalai Lama em leilão

A Tocha Olímpica assinada pelo Dalai Lama em 2006, nos Jogos Olímpicos de Inverno em Turim, vai a leilão até 24 de fevereiro, na plataforma catawiki.pt, integrada num lote de objetos olímpicos exclusivos.

Parte do valor obtido com a venda da Tocha Olímpica assinada pelo Dalai Lama, reverte para a fundação O.n.u.l.u.s, que apoia a educação de crianças desfavorecidas na Índia e tibetanas refugiadas do Tibete e do Nepal.

Para este leilão, o atual proprietário da tocha escolheu a plataforma da Catawiki pela sua relevância internacional. Segundo Marc Jans, especialista da Catawiki, “trata-se de um lote único, uma vez que não está apenas ligado aos Jogos Olímpicos também a uma figura que é bastante acarinhada por pessoas em todo o mundo. Além da tocha, o leilão conta com muitos outros objetos interessantes”.

De Turim para Makalu

Em março de 2006, a tocha foi levada para a Índia no âmbito de uma expedição. Ao chegar à cidade de Dharamsala, a expedição encontra-se com Dalai Lama. Além de autografar a tocha, o líder religioso escreve também uma mensagem de paz: “Rezo para que todos os seres sencientes vivam em felicidade”. Na altura, os membros da expedição prometeram a Dalai Lama levar a tocha para o cume da montanha de Makalu e posteriormente colocá-la num leilão solidário com o propósito de angariar fundos para a construção de uma escola para crianças tibetanas em exílio em Dharamsala. A 24 de maio desse ano, a tocha atingiu o cume da montanha pela mão de Mario Vielmo, famoso alpinista que atingiu vários picos de oito mil metros. Com o valor angariado com a venda da tocha, a escola prometida a Dalai Lama é construída.

Mais de dez anos depois, por ocasião da XXIII edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, realizados em PyeongChang, na Coreia do Sul, a tocha encontra-se novamente em leilão. A mensagem escrita pelo Dalai Lama inspira mais uma vez, um movimento solidário. A estimativa para o valor angariado com o leilão da tocha é entre 50 mil e 100 mil euros.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.