Home » Economia » Empresas » Galp aposta na eficiência energética para redução de CO2e
Galp aposta na eficiência energética para redução de CO2e

Galp aposta na eficiência energética para redução de CO2e

A Galp reduziu a pegada ambiental em mais de 500 mil toneladas de CO2e em 2018, com a aposta na eficiência energética que evita emissões de 100 mil toneladas de CO2e nas refinarias de Sines e Matosinhos.

O programa estruturado de investimentos da empresa, contribui para que clientes e consumidores que abastecem na rede Galp, tenham igualmente reduzido a sua pegada ambiental.

O principal contributo da Galp em 2018 passou pela incorporação de biocombustíveis de origem renovável no gasóleo e na gasolina consumidos em Portugal, com um ganho global de 360kt de CO2e. Grande parte do restante contributo teve origem em programas de ecoeficiência que evitaram a emissão de 100kt de CO2e.

A marca tem vindo a reforçar os seus investimentos em projetos de eficiência energética e ambiental nas suas refinarias de Sines e do Porto, as suas unidades com maiores consumos de energia que, até 2023, irão receber investimentos de €66 milhões em projetos de ecoeficiência. Este valor soma-se aos €23 milhões investidos nesta mesma área nos últimos três anos. As emissões evitadas até 2023 ultrapassam as 150kt de CO2e.

Em 2021, a Galp pretende que as suas duas refinarias atinjam o primeiro quartil das refinarias mais eficientes da Europa na utilização da energia, única garantia também de sustentabilidade económica num setor cada vez mais concorrencial e dinâmico. Para isso, ambas as refinarias têm em curso planos de investimento que irão reduzir em 25% as emissões de carbono por cada unidade produzida na Refinaria de Sines, e em 15% na Refinaria de Matosinhos.

Para Carlos Gomes da Silva, CEO da Galp, que se encontra em Nova Iorque, onde participa na Cimeira da Ação Climática convocada pelas Nações Unidas: “A transição energética que o nosso planeta exige é urgente e prioritária,” afirmou, acrescentando que: “Temos que garantir que esta transição é ambientalmente adequada, socialmente justa e economicamente equilibrada”.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.