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Marcas Nacionais lideram a confiança dos Portugueses

Portugueses com maior confiança nas Marcas Nacionais

A Well’s, Molaflex, Sportzone, Samsung, Meo, BPI, Toshiba e Elvive sĂŁo as Marcas de maior Confiança dos portugueses no ano que corre, segundo o estudo “Marcas de Confiança 2014” de iniciativa das SelecçÔes do Reader’s Digest pelo 14.Âș ano consecutivo.

O estudo revela que os consumidores mudam de marca quando a qualidade do produto baixa ou quando o serviço por ela prestado piora. O preço surge em terceiro lugar, como razão para procurar outra marca.

69% dos portugueses considera que a sua situação económica estå pior do que em anos anteriores. Ainda assim, 1% dos inquiridos considera-a muito boa e 57% não confia no Governo para melhorar esta situação.

O estudo da SelecçÔes do Reader’s Digest revela as Marcas de Confiança dos portugueses em 40 diferentes categorias, divididas em produtos e serviços. As marcas foram indicadas pelos inquiridos de forma espontĂąnea, atravĂ©s de um questionĂĄrio elaborado com perguntas abertas, sem qualquer sugestĂŁo.

Seguindo a tendĂȘncia de 2013, as insĂ­gnias que registam maior votação dos portugueses no estudo “Marcas de Confiança 2014” sĂŁo as nacionais. Nesta Ășltima edição, as marcas portuguesas possuem um alto nĂ­vel de votação e as trĂȘs primeiras pertencem a trĂȘs novas categorias: WellÂŽs (80% em Cadeias e Lojas de ParafarmĂĄcia), Molaflex (78% em ColchĂ”es) e Sportzone (68% em Lojas de Desporto e Moda Desportiva).

Multiópticas, Abreu, Delta, Luso, Continente, Médis, Sagres e Zippy estão no topo das marcas nacionais que viram reforçada a confiança dos consumidores portugueses com grandes índices de votação.

Seguem-se todas as marcas portuguesas eleitas pelos consumidores: Well’s (80% em Cadeias e Lojas de ParafarmĂĄcia), Molaflex (78% em ColchĂ”es), Sportzone (68% em Lojas de Desporto e Moda Desportiva), MultiĂłpticas (66% em Óticas), Abreu (64% em AgĂȘncias de Viagem), Delta (61% em CafĂ©s), Luso (59% em Águas de Mesa), Continente (56% em Hiper/Supermercados), MĂ©dis (56% em Seguros de SaĂșde), Sagres (56% em Cervejas), Zippy (56% em Lojas de Roupa Infantil e Puericultura), Worten (51% em Cadeias e Loja de Distribuição NĂŁo Alimentar), Galp (49% em Gasolineiras), TMN (atualmente Meo) (49% em Operadores de Redes MĂłveis), Meo (41% em Empresas de Serviço de Internet), CTT (40% em Empresa de Serviço PĂșblico), RTP (37% em Canais de TelevisĂŁo – Sinal Aberto e Cabo), Fidelidade (32% em Seguradoras) e RFM (28% em EstaçÔes de RĂĄdio).

As conclusĂ”es resultam do estudo “Marcas de Confiança 2014”, da SelecçÔes do Reader’s Digest, que avaliou, em 10 paĂ­ses, entre eles Portugal, parĂąmetros de confiança da população num abrangente conjunto de realidades socioeconĂłmicas, com relevĂąncia para as Marcas da sua Confiança.

SAMSUNG DESTRONA NOKIA

Os consumidores portugueses, normalmente fiĂ©is Ă s insĂ­gnias merecedoras da sua confiança, nĂŁo hesitam em mudar quando consideram haver quebra no seu desempenho. Quando questionados sobre a sua Marca de Confiança relativamente a TelemĂłveis/ Smartphones a resposta foi Samsung (45%), que retirou a posição detida hĂĄ 13 anos pela Nokia (32%), com uma diferença significativa de mais 16% dos votos. É tambĂ©m de destacar que em todos os paĂ­ses, Ă  exceção de França, a Samsung ganhou terreno face Ă  finlandesa Nokia.

HĂĄ quatro novos “nĂșmero 1” para alĂ©m da Samsung, nomeadamente nas categorias de Computadores Pessoais, Banca, Empresas de Serviço de Internet e Produtos e Cuidados com o cabelo. Respetivamente, a Toshiba (39%) que destrona nove anos de HP, o BPI (40%) que conquista o lugar detido pela Caixa Geral de DepĂłsitos (27%) durante 13 anos consecutivos, a Meo, com 41%, e a Elvive, do universo L’Óreal, que ganha Ă  PantĂšne, com 24% dos votos.

TOYOTA REFORÇA LIDERANÇA

A Toyota, líder desde 2010, revalida a confiança na categoria de Automóveis, com um crescimento significativo de 24% em 2013 para 42% em 2014. Com o índice de confiança em crescimento estão também a Canon, vencedora com 49% em Måquinas Fotogråficas, e a Visa, com 60% em CartÔes de Crédito. Imbatível também continua Skip (63% na categoria de Detergentes para a Roupa).

No setor alimentar, a NestlĂ© triunfa em duas categorias, Chocolates (44%) e Cereais de Pequeno-almoço (39%). A McDonald’s (42%) ganhou em crescente na categoria de Restauração e a Friskies foi novamente eleita a marca preferida pelos portugueses na categoria Alimentos para Animais. Quanto aos Grandes EletrodomĂ©sticos, os consumidores portugueses voltam a colocar a Miele no pĂłdio da confiança, com 47% face a 30% no ano anterior.

Nas categorias ligadas Ă  saĂșde e bem-estar, a Centrum consolida a liderança com 73% em Vitaminas. Em Produtos de Cuidados com o Corpo, a Nivea (38%) volta a ser lĂ­der em todos os paĂ­ses. A L®Óreal lidera duplamente nas categorias CosmĂ©tica Decorativa/Maquilhagem (25%) e Produtos de Coloração para o Cabelo (43%). Por sua vez, a Elancyl revalida a confiança em AnticelulĂ­ticos e Adelgaçantes (48%).

Estudo “Marcas de Confiança 2014”

“Marcas de Confiança” Ă© um dos estudos de mercado mais abrangentes realizados na Europa, tendo sido realizado com 17 676 inquiridos em 10 paĂ­ses: Portugal, Alemanha, Áustria, EslovĂ©nia, FinlĂąndia, França, PolĂłnia, RomĂ©nia, RĂșssia e Suíça.
O estudo foi efetuado em cinco paĂ­ses via on-line e nos restantes cinco via postal.
Em Portugal, este estudo foi realizado atravĂ©s de questionĂĄrio postal endereçado a cerca de 12 mil assinantes da revista SelecçÔes do Reader’s Digest. As respostas foram apuradas por mĂ©todo de pergunta aberta, sem qualquer sugestĂŁo, originando deste modo respostas espontĂąneas, entre 16 de setembro e 30 de novembro de 2013.

De notar que quem participa neste estudo estå sujeito a uma inibição por 24 meses, o que assegura uma nova amostra todos os anos.

Ficha técnica:
– “Marcas de Confiança da Europa 2013” foi realizado pelas SelecçÔes do Reader’s Digest pelo 14.Âș ano consecutivo.

– Este estudo de consumo tem como objetivos identificar as marcas em que os consumidores mais confiam e avaliar os nĂ­veis de confiança em produtos e serviços, repartidos por 40 categorias, e foi levado a cabo entre setembro e novembro de 2013.

– A selecção da amostra e as respostas foram ponderadas pela população portuguesa, nas variĂĄveis gĂ©nero e idade.

– O processamento de dados foi feito por Wyman Dillon, empresa sediada em Bristol, no Reino Unido, e a margem de erro Ă© de 3,1%.

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A Well’s, Molaflex, Sportzone, Samsung, Meo, BPI, Toshiba e Elvive sĂŁo as Marcas de maior Confiança dos portugueses no ano que corre, segundo o estudo “Marcas de Confiança 2014” de iniciativa das SelecçÔes do Reader’s Digest pelo 14.Âș ano consecutivo. O estudo revela que os consumidores mudam de marca quando a qualidade do produto baixa ou quando o serviço por ela prestado piora. O preço surge em terceiro lugar, como razĂŁo para procurar outra marca. 69% dos portugueses considera que a sua situação econĂłmica estĂĄ pior do que em anos anteriores. Ainda assim, 1% dos inquiridos considera-a muito boa e…

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