Home » Cultura » Cinema » Ciclo de Cinema Lux 2024 na Cinemateca
Ciclo de Cinema Lux 2024 na Cinemateca

Ciclo de Cinema Lux 2024 na Cinemateca

A Cinemateca e o Parlamento Europeu em Portugal apresentam os cinco filmes candidatos ao LUX – PRÉMIO EUROPEU DO PÚBLICO PARA O CINEMA, com o objetivo de promover o cinema europeu.

O LUX – PRÉMIO EUROPEU DO PÚBLICO PARA O CINEMA (ou LUX Prémio do Público) é atribuído anualmente pelo Parlamento Europeu e pela European Film Academy, em parceria com a Comissão Europeia e a Europa Cinemas.

O prémio baseia-se no antigo Prémio LUX, o prémio de cinema do Parlamento Europeu criado em 2007 como símbolo do empenho do Parlamento Europeu na cultura, e no People’s Choice Award atribuído pela European Film Academy. Ao continuar a construir pontes em toda a Europa – um dos objetivos do Prémio LUX -, são divulgados filmes que abordam temáticas transversais ao debate público europeu. O prémio visa reforçar os laços entre a política e os cidadãos, convidando os espetadores europeus a tornar-se protagonistas ativos, votando nos seus filmes favoritos.

Até 14 de abril é possível votar on-line para escolher o filme LUX Prémio do Público. O vencedor vai ser conhecido dia 16 de abril.

08/02/2024, 19H00
20.000 ESPECIES DE ABEJAS
”20 000 ESPÉCIES DE ABELHAS“
de Estibaliz Urresola Solaguren
Espanha, 2023 – 129 min
O primeiro filme realizado por Estibaliz Urresola Solaguren é um drama sobre as relações familiares, o crescimento, a autodescoberta e a identidade de género. Durante um verão passado numa localidade do País Basco, na casa da sua tia-avó, rodeada de colmeias, uma criança de oito anos partilha com a família e os amigos o seu desconforto com a forma como é abordada pelas pessoas, através de um nome oficial com o qual não se identifica. Num universo marcado pela presença de diferentes gerações de mulheres, revela-se a diversidade e complexidade daquela que é a experiência feminina.

12/02/2024, 19H00
SAVVUSANNA SÕSARAD
“A IRMANDADE DA SAUNA”
de Anna Hints
Estónia, França, Islândia, 2023 – 89 min
Em SAVVUSANNA SÕSARAD, Anna Hints explora os rituais e as tradições ligados à sauna, que caraterizam a comunidade Voro, da Estónia. Neste documentário, um grupo de mulheres reúne-se para uma destas práticas, no meio de uma luxuriante floresta verde no sul do país. Na escuridão segura da sauna, estas mulheres despem-se por completo, partilhando os seus pensamentos e segredos mais profundos, libertando-se e reencontrando força através de um sentido de comunidade. Uma obra profunda que celebra a solidariedade feminina e as tradições ancestrais.

14/02/2024, 19H00
DAS LEHRERZIMMER
“A SALA DE PROFESSORES“
de Iker Çatak
Alemanha, 2023 – 98 min
Carla inicia o seu primeiro emprego como professora de matemática e educação física do ensino secundário. Tudo parece correr bem, até que uma onda de furtos perturba o ambiente escolar. Quando um estudante turco é acusado de ser o responsável, a professora decide investigar por conta própria. À medida que se aproxima da verdade, Carla é confrontada com dilemas e obstáculos que trarão consequências para vários membros da comunidade escolar e para a estabilidade da instituição.

19/02/2024, 19H30
SUR L’ADAMANT
“SOBRE L’ADAMANT“
de Nicolas Philibert
França, Japão, 2023 – 109 min
Adamant é um centro de dia peculiar, uma estrutura flutuante localizada no rio Sena, no centro de Paris, que acolhe adultos que sofrem de perturbações mentais, oferecendo-lhes cuidados e ajudando-os a reconectar-se com o mundo. Em SUR L’ADAMANT, o mais recente documentário de Nicolas Philibert, são-nos dados a conhecer não apenas os pacientes, mas também os cuidadores desta instituição, que tentam combater a deterioração e desumanização da psiquiatria. O filme recebeu o Urso de Ouro na última edição do Festival de Berlim.

22/02/2024, 19H00
KUOLLEET LEHDET
“FOLHAS CAÍDAS“
de Aki Kaurismäki
Finlândia, Alemanha, 2023 – 81 min
Uma tragicomédia sobre duas pessoas solitárias que se cruzam na noite de Helsínquia. Em busca do primeiro grande amor, o casal tenta formar uma relação que será constantemente ameaçada pelo alcoolismo do homem, e pelos diversos obstáculos que a vida parece colocar no caminho daqueles que procuram a felicidade.

Cinemateca: Rua Barata Salgueiro 39, http://www.cinemateca.pt

Sobre o Lux Prémio do Público:

O LUX – PRÉMIO EUROPEU DO PÚBLICO PARA O CINEMA (ou LUX Prémio do Público) é atribuído anualmente pelo Parlamento Europeu e pela European Film Academy, em parceria com a Comissão Europeia e a Europa Cinemas. O prémio baseia-se no antigo Prémio LUX, o prémio de cinema do Parlamento Europeu criado em 2007 como símbolo do empenho do Parlamento Europeu na cultura, e no People’s Choice Award atribuído pela European Film Academy. Ao continuar a construir pontes em toda a Europa – um dos objetivos do Prémio LUX -, são divulgados filmes que abordam temáticas transversais ao debate público europeu. O prémio visa reforçar os laços entre a política e os cidadãos, convidando os espetadores europeus a tornar-se protagonistas ativos, votando nos seus filmes favoritos. Até 14 de abril é possível votar on-line para escolher o filme LUX Prémio do Público. O vencedor vai ser conhecido dia 16 de abril.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.