Home » Atualidade » Europa » Debate sobre Endometriose no Parlamento Europeu
Debate sobre Endometriose no Parlamento Europeu
Susana Fonseca, presidente da Associação Portuguesa de Apoio a Mulheres com Endometriose (MulherEndo)

Debate sobre Endometriose no Parlamento Europeu

  • A presidente da Associação Portuguesa de Apoio a Mulheres com Endometriose (MulherEndo), esteve presente na discussão sobre Endometriose que decorreu a 5 de março, no Parlamento Europeu, onde falou da realidade portuguesa da doença que afeta, atualmente, 350 mil mulheres.

Susana Fonseca espera o maior envolvimento do novo Governo na criação de uma estratégia eficaz de apoio às doentes de endometriose. Criar um modelo para uma Estratégia Europeia para a Endometriose foi uma das metas traçadas no encontro.

A reunião no Parlamento Europeu contou com a presença de alguns deputados e de várias Associações representantes de doentes da Europa. O convite de Bruxelas feito à MulherEndo para participar no evento, decorre do reconhecimento do trabalho ativo e de relevo, que a Associação tem vindo a desenvolver em Portugal.

Susana Fonseca, fundadora e presidente da direção da MulherEndo, foi convidada a discursas no evento para partilhar a experiência recente junto do Parlamento português, através da Petição Pública que a Associação entregou, em 2022, e que deu origem à instituição do Dia Nacional da Endometriose e Adenomiose e a uma recomendação ao governo para a criação de um grupo de trabalho sobre as patologias, que, até ao momento, não teve qualquer desenvolvimento.

Acreditamos que este envolvimento do Parlamento Europeu poderá ajudar-nos a conseguir que o Governo português demonstre maior interesse e participação na criação de uma estratégia efetiva e necessária de apoio às cerca de 350 mil mulheres que sofrem de Endometriose em Portugal. Esta reunião permitiu-nos criar laços e unir esforços com diversas Associações congéneres de outros países. Deste envolvimento conjunto sairá um modelo para uma Estratégia Europeia para a Endometriose a ser apresentada ao Parlamento Europeu.”, avança Susana Fonseca.

Sobre a MulherEndo:

A MulherEndo – Associação Portuguesa de Apoio a Mulheres com Endometriose, foi fundada em 2013, dando continuidade ao trabalho até então desenvolvido pelo Grupo de Apoio, com o mesmo nome, que durante três anos trabalhou no sentido de divulgar esta doença ainda muito desconhecida no nosso país. A MulherEndo tem por objetivo principal promover e fomentar o apoio, a reabilitação e/ou recuperação física e psicológica da mulher com Endometriose através da informação e cooperação direta.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.