Home » Sociedade » Segurança » Detidos quando furtavam embarcações da GNR
Detidos quando furtavam embarcações da GNR

Detidos quando furtavam embarcações da GNR

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR, deteve esta madrugada dois homens de nacionalidade estrangeira, que se preparavam  para furtar duas embarcações de alta velocidade (EAV), no cais de atracação do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Vila Real de Santo António no Algarve.

Os dois suspeitos, encapuzados, foram detetados pelas 04H00 por militares da Equipa Marítima do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Vila Real de Santo António, quando entraram no cais de atracação, contornando a vedação e dirigindo-se no imediato a duas embarcações, utilizadas para patrulhamento e interceção. Equipados com ferramentas, os mesmos começaram de imediato a atuar nos motores e canhões de ignição, no sentido de os colocar em funcionamento, com o intuito de furtar os meios marítimos ao serviço da GNR.

A pronta intervenção dos militares da UCC, permitiu deter dois suspeitos, tendo um colaborado com as ordens verbais dos militares, cessando de imediato os seus movimentos, e outro encetado a fuga a nado, acabando por ser intercetado pouco depois, ainda próximo do Cais.

Considerando o modus operandi utilizado, existem fortes suspeitas da relação dos indivíduos detidos com outras situação análogas, relacionadas com o furto de embarcações em cais pertencentes às forças de segurança. Desde o início de 2023, a GNR detetou três tentativas de furto de embarcações, tendo sido concretizadas três detenções. Estas tentativas de furto estão em grande parte relacionadas com a intervenção da UCC no combate às redes de criminalidade internacional de estupefacientes por via marítima e que, desde o início do ano, permitiu proceder à apreensão de seis EAV e cerca de cinco toneladas de Haxixe.

Segundo a nota da GNR, os dois homens com 23 e 24 anos de idade, permanecem detidos para serem presentes no Tribunal Judicial de Vila Real de Santo António.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.