Home | Sítios & Viagens | Turistas | Dicas para adaptar um alojamento aos novos viajantes
Dicas para adaptar um alojamento aos novos viajantes

Dicas para adaptar um alojamento aos novos viajantes

Viajantes de todos os tipos lançaram-se a experimentar um novo estilo de vida, viver e trabalhar a partir de qualquer lugar: famílias, casais seniores, grupos de amigos, solteiros… Mas as suas preferências na escolha de um alojamento são muito diferentes das de um turista tradicional, sendo a principal delas que muitos deles querem estadias mais longas e passar mais tempo no alojamento.

De acordo com um inquérito realizado para a Airbnb*, para 2021 os viajantes portugueses estão a olhar para um grupo de destinos domésticos em áreas rurais e de praia na Airbnb em Portugal, mostrando que talvez haja um afastamento em relação às épocas tradicionais de férias, e uma preferência por destinos escapadinhas de férias ao longo de todo o ano.

Se a dinâmica das estadias e a duração mudarem, os alojamentos também devem mudar. Por conseguinte, a plataforma Airbnb juntou-se a Guille García-Hoz, designer de interiores e influenciador, para conhecer todos os segredos que farão com que qualquer alojamento possa atrair os novos perfis de nómadas digitais.

Cada vez mais pessoas oferecem e procuram estadias longas e os conselhos de Guille podem ser muito válidos para aqueles que querem adaptar um anúncio ou juntar-se a esta revolução no mundo das viagens, tornando-se anfitriões.

“Transformar um alojamento num lar é a chave para atrair os novos nómadas digitais. É por isso que todas as minhas dicas se concentram em que os hóspedes passem de simples apartamentos turísticos a espaços ideais para estadias longas”, afirma Guille García-Hoz, designer de interiores e influenciador. “Este é um bom momento para fazer uma revisão geral dos alojamentos, recomendaria que os anfitriões parassem, olhassem e pensassem no que lhes acrescentariam se fosse a sua residência principal”.

Dez conselhos para adaptar o seu alojamento a estadias de longa duração

1- Serviço de loiça bonito

Embora possa não parecer, uma boa loiça torna a vida mais agradável, comemos três vezes por dia e é importante que o façamos com acessórios de que gostemos. Não tem de ser um serviço de loiça caro, há opções de todos os tipos, cores e preços, e pode mesmo encontrá-los em mercados de rua. Mas tenha cuidado! Se forem velhos, certifique-se de que não são escamosos e não se esqueça de ter um serviço extra para hóspedes inesperados.

2- Muita luz! E uma iluminação quente

Num alojamento de fim-de-semana, os hóspedes pedem coisas diferentes do que em alojamentos de longa duração. Estarão em casa mais tempo e isso implica muitas coisas, mas uma das mais importantes é a iluminação. As mais adequadas para trabalhar, cozinhar, ler ou limpar são as luzes quentes.

3- Livros e jogos para se divertir muito

Por falar em leitura! Para além dos típicos guias da cidade, é aconselhável deixar livros de leitura ou jogos de tabuleiro, tais como os que normalmente se encontram em casas de habitação. Desta forma, os hóspedes podem sentir-se em casa, quer estejam com a família ou à procura de um momento relaxante para esquecerem tudo com um bom livro.

4- Espaço de armazenamento

Deixar espaço nas prateleiras, ter armários e algum espaço de armazenamento extra é algo que os anfitriões apreciarão quando reservarem uma estadia longa. É importante que tenham espaço extra onde possam guardar as suas coisas e bagagem sem qualquer problema.

5- Essencial para nómadas digitais: espaço de trabalho

Se há uma coisa que caracteriza os nómadas digitais é o teletrabalho. E há alguns detalhes que não devem ser esquecidos: que a cadeira é confortável e de preferência com rodas, dispor de um candeeiro flexível e outros objetos de secretária. Se o alojamento não tiver um canto funcional, é muito fácil adaptá-lo comprando uma bela secretária dobrável, há centenas de opções!

6- Mobiliário confortável para todo tipo de viajantes

Além de bonito, o mobiliário deve ser confortável, especialmente para estadias longas. O objectivo é que os hóspedes possam relaxar no alojamento e sentir-se em casa. Pergunte-se: o colchão é confortável? É agradável estar deitado no sofá? Existem almofadas de diferentes espessuras? Tudo é acessível na casa?

7- Acessórios acolhedores para sentir-se em casa

Para que um alojamento se torne um lar onde os hóspedes desfrutem de estadias maravilhosas, é preciso cuidar dos detalhes. Acessórios acolhedores como cobertores quentes ou um aquecedor extra para o Inverno e uma ventoinha para o Verão é um must.

8- Uma boa ligação à Internet é uma obrigação

Uma boa conexão é sempre essencial, mas agora é um dos requisitos essenciais que qualquer alojamento deve satisfazer, mais do que nunca. Aumentar a capacidade se necessário, colocar repetidores e garantir que o código de acesso está escrito num lugar claro e acessível.

9- Eletrodomésticos e mais utensílios para cozinhar

Se há uma divisão que seguramente os hóspedes irão aproveitar ao máximo durante estadias longas, é a cozinha. Por isso é importante que esteja bem equipada e não lhe falte nada, desde os utensílios mais sofisticados até aos panos de cozinha. É também essencial ter alguns eletrodomésticos como máquina de lavar roupa, forno ou máquina de lavar louça. Um truque: fazer com que pareça uma cozinha viva!

10-Um kit de primeiros socorros na casa de banho para imprevistos

Na casa de banho de qualquer casa não pode faltar um kit de primeiros socorros. Ajudará os convidados a sentirem-se seguros em caso de acontecimentos imprevistos. Não devem faltar pensos rápidos, álcool, algodão, fita adesiva, gaze, etc.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.