Home » Solidariedade » Palmela declara-se solidária com o povo Saharaui
Palmela declara-se solidária com o povo Saharaui

Palmela declara-se solidária com o povo Saharaui

O Auditório Municipal de Pinhal Novo – Rui Guerreiro foi no passado sábado, palco de uma Ação de Solidariedade com o Povo do Sahara Ocidental, promovida pelo município de Palmela, com o qual pretendeu sensibilizar a comunidade para a urgência da sua autodeterminação, paz e liberdade e paz do povo Saharaui.

Esta Ação contou com a participação da Ativista Saharaui Mina Baali e da Frente Polisário em Portugal, que elogiaram o Município por tomar esta iniciativa e pelo apoio a esta causa.

«O que estamos a fazer hoje é um ato de cultura, liberdade e solidariedade», sublinhou o Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Balseiro Amaro, lembrando que «estas questões precisam de ter outra amplitude». Palmela, lembrou, é um «território intercultural» e, com esta iniciativa, pretende-se «fazer sentir a estes povos que ainda estão a lutar pela autodeterminação que Palmela está profundamente empenhada com estas causas».

Esta Ação enquadra-se no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes e surge na sequência da moção sobre esta causa aprovada em janeiro, uma «moção coerente, concreta e ponderada, que mereceu a aprovação de todas as forças partidárias» representadas no Executivo municipal, lembrou o Presidente. «Há que continuar a refletir sobre estas matérias. Contem connosco e oxalá tenhamos outros momentos para conhecer melhor a cultura do povo Saharaui», apelou.

A Ativista Mina Baali, que tem sido vítima das violações dos direitos sociais, políticos e económicos vividos por este povo desde a ocupação por Marrocos em 1975, partilhou o seu testemunho e confessou sentir-se «honrada» pela oportunidade de estar em Palmela, enquanto embaixadora das zonas ocupadas no exterior. «Fui vítima dessas violações e de desaparecimento forçado aos 16 anos», contou, realçando que o que já viveu é «só um modelo do que sofre o povo Saharaui».

Mina Baali lamenta que não haja «nenhum tipo de pressão da comunidade internacional sobre Marrocos» e defende que a «solução deve ser por via pacífica». Por isso, aproveitou a ocasião para deixar um «apelo à sociedade civil para que siga com este apoio solidário e pressione Marrocos».

O Representante da Frente POLISARIO (Frente Popular para a Libertação de Saguia El-Hamra e Rio de Oro) em Portugal, Omar Mih, agradeceu ao Município por este «gesto excelentemente realizado». «Portugal e as suas instituições podem ajudar-nos a resolver pacificamente o conflito», acredita, expressando o desejo de que Palmela seja «o primeiro Município a fazer um pacto de amizade e irmandade com os sarahauis».

Visite a Exposição de Fotografia “Cinco Olhares sobre o Sahara Ocidental”

Durante a Ação, foi inaugurada a Exposição de Fotografia “Cinco Olhares sobre o Sahara Ocidental”, da Fundação José Saramago, que pode ser visitada até 31 de julho. A mostra apresenta 25 fotografias de Helena Costa, José Frade, Reinaldo Rodrigues, Inês Seixas e José Baguinho, feitas nos campos de refugiadas/os do Sahara entre 1995 e 2009, e integra a campanha “Uma Biblioteca no Deserto”, iniciativa da FJS e de um conjunto de outras entidades.

Para além da Exposição, pode também apreciar o Painel Alusivo ao Sahara Ocidental e à Luta do Povo Saharaui pela Independência, que foi pintado durante a iniciativa pelo Ateliê El Warcha com a Associação Juvenil Os INdiferentes, de Pinhal Novo, no âmbito do Projeto People & Planet.

O programa incluiu ainda a projeção do Filme “Insumisas – Mujeres en Lucha en él Sáhara Occidental”, do Instituto de Estudios sobre Desarrolo y Cooperación Internacionale, e a iniciativa “Um Chá no Deserto”, de recriação do Ritual do Chá do Sahara Ocidental, servido com Fogaças de Palmela.

A Ação de Solidariedade contou com o apoio da Associação de Amizade Portugal – Sahara Ocidental, Fundação José Saramago e Instituto Marquês de Vale Flôr (Projeto People & Planet).

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.