Home » Desporto » BodyBoard » Rosmaninho e Broeiro venceram em S. Jacinto
Rosmaninho e Broeiro venceram em S. Jacinto

Rosmaninho e Broeiro venceram em S. Jacinto

Ricardo Rosmaninho e Filipa Broeiro foram os vencedores do 2º Aveiro Bodyboard Invitational que teve lugar no domingo na praia de São Jacinto, Aveiro, com bodyboard espetacular que culminou com uma nota 10 de Rosmaninho na final frente a Daniel Fonseca.

Por sua vez, Filipa Broeiro, vice-campeã nacional, levou de vencida a figueirense Mariana Silva, com dois ARS, um deles premiado com 8,5, numa demonstração de bodyboard progressivo raras vezes visto em provas tradicionais.

Na competição masculina, o espanhol das Canárias Armide Soliveres e o carcavelense Rodrigo Lopes partilharam o terceiro lugar tendo ambos assinado excelentes momentos de bodyboard ao longo da prova, enquanto na competição feminina, Filipa Freitas e o prodígio de 14 anos Luana Dourado também ocuparam o terceiro lugar.

Ricardo Rosmaninho, que marcou o evento com o único 10 da prova, logo na primeira onda da final, confessou que teve um misto de alegria e desapontamento quando viu o monstruoso ARS com que abriu a final ser premiado com a nota mais alta da escala:

“Não estava à espera porque não tive noção do tamanho da manobra e fiquei contente, mas também triste porque senti que tinha estragado a final. Mas depois pensei que se havia alguém que podia fazer um 10 ou dois naquela onda era o Daniel Fonseca.”

Tal não aconteceu e apesar de ter feito duas boas manobras (um backflip e um invert), Daniel não foi além de um 8,5.

Na final feminina, Mariana Silva começou a ganhar com uma onda de 5 pontos, mas Filipa Broeiro “abriu o livro” e sacou dois ARS. O primeiro valeu 6 pontos e o segundo 8,5 pontos, selando o triunfo.

“É muito especial ganhar aqui. Na primeira edição fiquei logo apaixonada por este evento e foi incrível estar aqui com todas as atletas a tentar fazer um bodyboard mais progressivo, a tentar fazer ARSs. Foi uma final excelente para mim, o mar estava a chamar-me para a esquerda e sabia que tinha de tentar fazer ARSs e consegui. Isto é muito importante para o futuro do bodyboard feminino e é um ‘boost’ de confiança para mim e para todas as competidoras aqui presentes.”

Também para a Câmara Municipal de Aveiro, co-organizador deste evento, houve motivos para sorrir e falar de uma próxima edição do Aveiro Bodyboard Invitational, conforme diz o seu vice-presidente Rogério Carlos:

“Foi um grande sucesso e estamos muito satisfeitos com este evento que, como esperávamos, deu palco aos excelentes bodyboarders nacionais e mostrou, como esperávamos, o enorme potencial da Praia de São Jacinto e do seu Centro de Alto Rendimento. E cremos que há todas as condições para pensar na próxima edição já para o ano, ou temporada, tendo em conta que o 2023 se arrastou para 2024.”

O Aveiro Bodyboard Invitational 2023 é organizado pela BBoard TV e Câmara Municipal de Aveiro, com o apoio da Estação Náutica e CAR Surf de São Jacinto

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.